GRIPE: Você já se vacinou?
04-04-2024 13:19

Com a chegada do outono e a aproximação do inverno, quadros de síndromes respiratórias e gripais aumentam consideravelmente em toda a população, o que gera problemas de saúde às pessoas e uma maior demanda de atendimento nas Unidades de Saúde.

Desta forma, neste ano, o Ministério da Saúde determinou a antecipação do início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em algumas regiões do país. Nossa região Sul está entre elas, por isso, desde o dia 25 de março foi dado início a 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, no estado do Paraná, que vai até o dia 31 de maio.

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Em São José dos Pinhais as doses da vacina contra a Influenza já estão disponíveis, desde o dia 25 de março, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), para os grupos prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.

As pessoas podem se vacinar de segunda a sexta-feira nas Unidades Urbanas das 8h30 às 16h, já nas Unidades da Área Rural o horário é das 8h30 às 15h30. Nas UBS’s com horário estendido (Afonso Pena, Guatupê, Martinópolis, Parque da Fonte, São Marcos e Veneza) o horário de vacinação é das 8h30 às 18h30.

Para a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, o município, por meio da Secretaria de Saúde (SEMS), promoverá em todas as Unidades de Saúde, o Dia D, no próximo sábado (06), das 8h30 às 16h, com o intuito de imunizar o maior número de pessoas dos grupos prioritários. Na data, os usuários podem ainda atualizar as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Lembrando aos que irão tomar a vacina e aos responsáveis pelos menores de idade, para levarem documento com foto e Carteirinha de Vacinação.

Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe:

– Crianças de seis meses a menores de seis anos;

– Crianças indígenas de seis meses a menores de nove anos;

– Trabalhadores da saúde;

– gestantes;

– puérperas;

– professores dos ensinos básico e superior;

– povos indígenas;

– pessoas com mais de 60 anos.

O Ministério da Saúde informa ainda que também compõem os grupos prioritários pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários.

Fazem parte, ainda, funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe também terá seu Dia D, no sábado (13 de abril), onde as seguintes UBS’s estarão realizando a vacinação contra gripe, das 8h30 às 16h:

UBS Borda do Campo

UBS Afonso Pena

UBS Guatupê

UBS Veneza

UBS Central

UBS Xingu

UBS São Marcos

SERVIÇO:

A SESA lembra que a estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. A vacinação objetiva minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os imunizantes trivalentes do Instituto Butantan possuem três tipos de cepas de vírus combinadas: A (H1N1); A (H3N2) e B (linhagem B/Victoria). Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. A partir de 9 anos de idade é necessária apenas uma dose.

A vacina da influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais