Grupo Gemü garante continuidade das atividades filantrópicas do Sítio Vida em São José dos Pinhais
22-11-2005 13:11

Diretores internacionais do Grupo Gemü, em visita à Prefeitura, estavam acompanhados pelo presidente executivo da entidade, Alcino de Andrade Tigrinho

O Grupo Gemü, que possui uma fábrica em São José dos Pinhais, vai continuar sendo o principal benfeitor do Sítio Vida – uma casa lar mantida por algumas lideranças empresariais do município, que funciona na zona rural do município, atendendo menores em situação de risco. Esta foi a boa notícia transmitida ao prefeito Leopoldo Meyer por diretores internacionais da empresa, que em visita à Prefeitura estavam acompanhados pelo presidente executivo da entidade, Alcino de Andrade Tigrinho.

Visitaram o prefeito Leopoldo Meyer o presidente mundial do Grupo Gemü, Fritz Müller; o vice-presidente mundial Siegfried Hoffmann; o diretor geral do Grupo na Suíça, Andre Schüpfer; o diretor geral no Brasil, Rolf von Walwitz; e o assessor Franz Bedenik. O objetivo do encontro foi encaminhar a assinatura de convênio entre a empresa, o Sítio Vida e a Prefeitura, de modo a viabilizar a transferência de recursos da primeira para o segundo, assegurando, dessa forma, a continuidade do seu funcionamento.

O Sítio Vida é uma “unidade operacional” constituída dentro do Centro Social Padre Arnaldo Jansen, que está localizada no Monte Inhoaíva, na Colônia Malhada, município de São José dos Pinhais, em terreno cedido pela Prefeitura. Pelo Sítio Vida, passaram mais de sessenta meninos, sendo que se tem conhecimento de que somente um, após o desligamento, voltou à vida criminal, o que por si só justifica a sua existência.

O Sítio Vida iniciou suas atividades em 1998, para atender meninos em situação de risco familiar. Toda a sua construção foi viabilizada pelo esforço do senhor Franz Bedenike, que conseguiu doações internacionais e da comunidade, sendo o principal benfeitor o Sr. Fritz Müller, dono do grupo Gemü Válvulas, que conta com 15 fábricas no mundo, sendo uma delas em São José dos Pinhais.

O Sítio Vida esteve desativado de novembro de 2002 a outubro de 2004, quando teve a sua reabertura autorizada pelo Judiciário. Vem funcionando na modalidade de Casa Lar, no atendimento de crianças em situação de risco, contando para isto com a ajuda de alguns abnegados, entre os quais, o grupo de empresários que esteve em visita ao prefeito Leopoldo Mayer.

No Sítio Vida as crianças, além do abrigamento, contam com assistência médica, odontológica, psicológica e acima de tudo com muito carinho. Estudam nas escolas da comunidade, pois é muito importante esta integração no processo de ressocialização das mesmas. “A comunidade precisa entender que se torna mais barato trabalhar estas crianças agora do que sustentar adultos nas prisões futuramente”, declara Alcino Tigrinho, presidente executivo do Sítio Vida.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais