História conta que festa se realiza há quase meio século
09-11-2005 13:16

A Capela Nossa Senhora de Fátima, onde as festividades serão realizadas, pode ser acessada pela BR-77 (Curitiba-Paranaguá), no viaduto da avenida Rui Barbosa, seguindo pela avenida Tavares de Lyra; pelo Contorno Leste, no Posto Esso Túlio; ou ainda pela BR-376 (Curitiba-Joinville), no trevo do Bradesco

Muito se fala quanto à origem da festa. Mas, o que se sabe, de fato, é que esta festividade já acontecia bem antes de 1970, quando começou a contagem oficial. A princípio, era realizada apenas para a comunidade, formada principalmente por agricultores da antiga Colônia Rio Pequeno, que comemoravam a colheita da fruta.

Por volta de 1985, houve a grande difusão da 0festa, trazendo visitantes de Curitiba e outras regiões. Tal aumento deve-se a ampla divulgação, inclusive na televisão, de que haveria na festa uma grande quantidade de churrasco, e que o morango não seria importado, além de ser servido com nata.

Naquela época, devido à inflação e aos problemas financeiros pelos quais o país passava, havia a importação de muitos produtos, inclusive a carne, que vinha principalmente da Argentina, e era considerada ruim pela população. Membros da comissão organizadora da festa conseguiram adquirir o produto junto a criadores locais, e acertaram em cheio.

Nesse ano, foram consumidas algumas toneladas de morango e, a partir daí, a festa cresceu bastante, atraindo visitantes de Curitiba, Santa Catarina, e até mesmo de São Paulo.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais