II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais
22-08-2022 11:42

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL) de São José dos Pinhais promoveu na sexta-feira (19) a II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez 2022 na unidade do SESC do município.



A ação contou com 650 atletas inscritos da rede pública de ensino, de diversas faixas etárias, e a colaboração das coordenações de xadrez da SEMEL e da Secretaria de Educação (SEMED).



Mais de 50 instituições de ensino de São José dos Pinhais e cidaders vizinhas marcaram presença no evento, juntamente com os alunos, professores, pais, treinadores, proliferadores e amantes do xadrez.



O Circuito de Xadrez Escolar tem por objetivo fortalecer e difundir a prática do xadrez na rede de ensino e contribuir para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos participantes.



Hoje o Circuito é uma das diversas atividades do Programa Mente Ativa de Ensino Aprendizagem do Jogo de Xadrez (PMAX), que ainda oferece formação para professores da educação infantil, fundamental, EJA e educadores da Assistência Social.



O xadrez no município de São José dos Pinhais acontece ainda nas Escolas Municipais, nos Colégios Estaduais e Colégios Privados que possuem projetos na utilização do xadrez como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. No Clube de Xadrez de São José dos Pinhais os alunos podem escolher participar das aulas nos horários de manhã, tarde e noite. No clube os alunos são selecionados para representar o município em competições estaduais, nacionais e internacionais. 



Participou da abertura da II Etapa do Circuito Escolar de Xadrez de São José dos Pinhais 2022, os professores Elaine, Vinícius Silva, Andressa Hilário Dias e o professor Gustavo Horokoski, o coordenador do SESC – Felipe Ambos, representando o secretário municipal de Esporte e Lazer – André Gabardo, além do diretor – Alexandre Moro e o presidente da Federação de Xadrez do Paraná – Paulo Rodriguez.



Marcaram presença também os representantes da Luson Veículos e da Perin Plasticos, bem como o presidente do Clube de Xadrez de São José dos Pinhais – Samir Hejazi da Costa, e o vice-presidente do Clube – Jhony Bill da Silveira. 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais