Impact World Tour agita São José dos Pinhais
16-11-2005 19:03

No próximo final de semana o centro de São José dos Pinhais será palco de uma série de shows internacionais de dança,música e apresentações de esportes radicais

Dançarinas havaianas apresentando a cultura da Polinésia, americanas fazendo performances de hip-hop e skatistas e roller blades executando manobras radicais em rampas. Essas são algumas das atrações do Impact World Tour (turnê de impacto mundial), que será realizado de sexta (18) a domingo (20) num palco montado ao lado do Mercadorama, no Centro de São José dos Pinhais. O evento acontecerá sempre a partir das 19h30, com entrada franca.

O Impact World Tour (IWT) foi criado, em 1994, pela Jocum - uma Missão internacional e interdenominacional, de caráter filantrópico, empenhada na mobilização de jovens de todas as nações para a obra missionária. O IWT destina-se a impactar a juventude com uma mensagem cristã de fé e esperança em um mundo melhor. “Exaltamos, de forma criativa, contemporânea e contagiante, valores como vida saudável, não às drogas e não à violência, através de apresentações culturais e esportivas”, define o presidente da entidade para a América do Sul, o pastor Ton Sampaio.

Anualmente, o IWT é realizado em cerca de 150 cidades no mundo. No Brasil, apenas seis locais já sediaram o evento: Fortaleza (CE), em 1998; João Pessoa (PB), 1999; Londrina (PR), 2000; Joinvile (SC), 2001; Ponta Grossa (PR) e Fazenda Rio Grande (PR), ambas em 2002.

O mega-evento tem início na noite da sexta-feira, com a apresentação do Team X-Treme. O grupo é composto por rapazes fortes e musculosos, que impressionam pela força e habilidade em rasgar lista telefônica, com as mãos; entortar barras de ferro, com os dentes; e levantar pesos. O Team X-Treme tem a participação, ainda, de capoeiristas, atletas de iôiô e embaixada com bola de futebol.

No sábado será a vez do GX International, que garantirá uma noite de pura adrenalina. Skatistas e roller blades prometem fazer o público vibrar com um show de manobras radicais. Dançarinas de street dance e hip hop também farão apresentações empolgantes.

O Impact World Tour tem seu encerramento no domingo, em grande estilo, com o show do Island Breeze. O grupo retratará, através da música e da dança, um pouco da cultura de lugares da Polinésia, como Havaí, Taiti e Samoa. Além do Island Breeze, o grupo de dança e teatro da Jocum, Pau-Brasil, abrilhantará o espetáculo.

O IWT 2005 conta com o apoio da prefeitura de São José dos Pinhais, Aciap, Metalus Indústria Mecânica Ltda, Siláqua e Tintas Impercron.

Jovens na luta por paz

A Jocum, na qual o Impact World Tour faz parte, foi fundada em 1960, por um jovem cristão americano, Loren Cunningham. A visão inicial era fazer missões em lugares da Polinésia. Mas com o passar do tempo, a Jocum alcançou, em seus 45 anos de existência, mais de 135 países. Essa conquista só foi possível graças ao chamado dos 17 mil missionários formados pela Jocum, em seus 480 centros de treinamento e atividades, espalhados em todo mundo.

Os centros reúnem escolas e faculdades. As escolas ensinam discipulado, evangelismo em campanhas e artes, como capoeira, teatro, dança, maquiagem e artes circenses. Há, inclusive, cursos específicos para surdos, cegos e pessoas da melhor idade. Já as faculdades, localizadas no Havaí, trabalham um conteúdo ligado a ministérios cristãos; ciências humanas e estudos internacionais; saúde e aconselhamento; comunicação; ciência e tecnologia; e artes e educação.

Misericórdia é outra área de atuação da Jocum. Nela, dois navios-hospitais fazem um trabalho missionário em lugares pobres do mundo. Médicos, dentistas e enfermeiros embarcam em viagens para continentes como a África, por exemplo, e colocam seus talentos a disposição de Deus para servirem, como voluntários, na ajuda a população carente de cuidados médicos.

A luta da Jocum, pela paz e amor de Deus entre os povos, tem trazido resultados significativos para as localidades alcançadas. “Temos constatados benefícios como a diminuição da criminalidade e da violência; jovens tem buscado um estilo de vida mais saudável, longe de drogas e bebidas alcólicas; e famílias tem sido influenciadas por mensagens de harmonia e restauração de relacionamentos no lar”, atesta o pastor Ton Sampaio.

No Brasil, a Jocum atua há mais de 30 anos. Os alunos treinados nas escolas tem ajudado a ratificar o país como o segundo que mais envia missionários no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. E para melhorar ainda mais o serviço realizado pela Jocum-Brasil, a cidade de Piraquara, próxima à capital Curitiba, no Paraná, inaugurou, em 2003, uma moderna base, com 3.500 m2 de área construída, que conta com salas de reuniões, aposentos para obreiros e alunos, banheiros, cozinha e espaço para implementação das escolas de treinamento e discipulado, e estilo campanhas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais