Infraero e Prefeitura de São José dos Pinhais assinam Termo de Cooperação Mútua para beneficiar a comunidade são-joseense
02-02-2006 13:44

O prefeito Leopoldo Meyer sempre destaca a importância das parcerias na administração pública

Na manhã de quinta-feira, 02 de fevereiro, foi assinado no gabinete do prefeito Leopoldo Meyer novo Termo de Cooperação Mútua. Esta nova parceria da administração pública municipal com a Infraero objetiva segregar e destinar os resíduos recicláveis gerados pelo Aeroporto Internacional Afonso Pena, possibilitando a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, APMI, o desenvolvimento e a implementação do projeto Triagem de Resíduos Recicláveis.
Este projeto objetiva preservar o meio ambiente e o desenvolvimento de um trabalho social de capacitação e geração de renda com a conseqüente melhoria da qualidade de vida da comunidade. Fazem parte dessa parceria, além das três instituições já mencionadas, as Secretarias de Promoção Social e a de Meio Ambiente.
Antes da assinatura do Termo, em conversa informal, o prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, salientou aos presentes que na administração pública as parcerias são fundamentais no desenvolvimento do município. O prefeito também salientou as parcerias com a Infraero no Aeroporto, como o espaço de exposição cultural.
O superintendente da Infraero, Antonio Felipe Bergmannn Barcellos, mencionou a responsabilidade da instituição e da preocupação em estar em parceria com a Prefeitura, “pois sem as parcerias não se chega a lugar nenhum”, finaliza o Barcellos.
Entre as competências da Secretaria de Meio Ambiente estão a orientação dos aspectos ambientais da comunidade envolvida, a destinação dos resíduos não recicláveis e promoção da educação ambiental da população participante do projeto.
Entre as atribuições da Secretaria de Promoção Social na parceria, estão a divulgação do projeto junto a comunidade, treinamento dos funcionários e desenvolvimento de trabalho sócio-educativo.
Na parceria, a APMI terá algumas atribuições como a de receber a doação dos resíduos recicláveis, separar os resíduos passíveis de reutilização, vender os resíduos passíveis de reciclagem e aplicar os recursos arrecadados em projetos sociais.
A Infraero será responsável pela coordenação do projeto, doará os resíduos recicláveis gerados e disponibilizará uma área para a armazenagem, além de arcar com as despesas de manutenção e conservação dos equipamentos do depósito.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais