Integração das Escolas Rurais Municipais promove o “1º Halloween Rural”
04-11-2003 18:26

ENSINO DE INGLÊS TEM SEUS PRIMEIROS RESULTADOS

O costume de bater às casas alheias pedindo \"gostosuras\" surgiu há muito tempo com as histórias americanas do Halloween. Nos Estados Unidos, a festa do \'Dia das Bruxas\', comemorada em 31 de outubro, é um grande evento popular. Casas e lugares são enfeitados e pessoas caracterizadas com fantasias típicas, como bruxas, morcegos, aranhas, gatos pretos, fantasmas, monstros e as tradicionais abóboras.
A festa do Halloween começou na Irlanda, com o antigo povo celta, há cerca de 2.500 anos. Naquela época, eles festejavam a véspera do ano novo em 31 de outubro, segundo o calendário cristão, e acreditavam que nesse dia os mortos voltavam à Terra e os fantasmas buscavam o caminho de casa. Para afastar os espíritos de suas moradias, esculpiam rostos em grandes nabos, colocando velas dentro deles, criando um efeito assustador. Os imigrantes levaram a comemoração para a América do Norte, onde passaram a usar abóboras em vez de nabos.
No Brasil, essa tradição chegou um pouco transformada. Aqui, o Halloween tem a conotação de humor e alegria. Crianças e jovens caracterizam-se de fantasmas esquisitos e engraçados, num misto de horror e humor. Em São José dos Pinhais, o ensino da língua inglesa passou, neste ano de 2003, a fazer parte do currículo das Escolas Municipais. Considerada não mais um luxo mas uma necessidade, a língua e a cultura inglesa chegaram para aprimorar o conhecimento global dos alunos.
Nesse contexto, as coordenações da língua estrangeira inglesa da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com o Projeto ‘Tempo de Integração’, estão promovendo, em algumas Escolas Rurais do Município, o \"Halloween Brasileiro\". “Aproveitamos a data de 31 de outubro para levar até nossas crianças um pouco mais sobre a cultura americana. Afinal, a festa de Halloween nos Estados Unidos é uma das festas mais populares”, explica Elza Delage, uma das coordenadoras do assessoramento da cadeira de inglês.
A Escola Municipal Rural Arthur Bernardes é uma das que estão desenvolvendo o trabalho com o Halloween. Interagido com o Programa ‘Tempo de Interação’, que tem como objetivo principal promover o intercâmbio cultural entre as Escolas, o Halloween da Arthur Bernardes foi encenado em uma peça de teatro.
Nesta peça, apresentada aos alunos e professores da Escola Rural Municipal D. Pedro II, foram retratados os principais aspectos da festa do Dia das Bruxas. “Todos estavam muito bem caracterizados; eram capas de bruxas, vassouras, gatos pretos, múmias e outros tantos. As salas também estavam decoradas com abóboras, morcegos, caldeirão e até o famoso chá das bruxas” conta Terezinha Costacurta, diretora geral da Secretaria da Educação, que prestigiou o evento juntamente com o secretário Engelbert Schlögel.
É importante destacar o entusiasmo com que tudo foi organizado e recebido. “As crianças permaneceram durante todo o tempo atentas e participativas. Sem contar a dedicação com que as professoras organizaram tudo”, diz Sônia Regina dos Santos, diretora das Escolas Rurais Municipais. Ela lembra que o projeto ‘Tempo de Integração’ é realizado anualmente pelas Escolas Rurais Municipais. “As comunidades escolares se organizam para receber outras Escolas, fazendo o repasse do que cada região desenvolve de importante nos aspectos culturais, econômicos, religiosos e outro”, salienta Sônia.
Também a Escola Rural Municipal Divahê Ulrich utilizou-se da Festa do Halloween para fazer com que seus alunos entrassem no clima do Dia das Bruxas. “Durante as aulas trabalhamos o conteúdo, explicando a eles a verdadeira história do Halloween. Todos gostaram muito e ajudaram bastante na confecção dos enfeites e fantasias”, afirma a professora Adalgisa do Nascimento. Durante a demonstração do trabalho, os alunos apresentaram coreografias, dançando e cantando músicas em inglês. “Trabalhos como estes valorizam a participação e a criatividade dos alunos. A dedicação dos professores envolvidos é clara e muito válida. Exemplo de empenho e resultados. Parabéns a todos”, finaliza o secretário Engelbert.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais