Jovens da Guarda Mirim vão aprender língua e cultura italiana
05-03-2008 14:31

Curso de italiano vai possibilitar melhores chances de colocação no mercado de trabalho aos jovens participantes


Na tarde desta terça-feira (04) foi assinado um termo de cooperação técnica para introdução do curso de língua e cultura italiana no Programa Aprendiz Guarda Mirim, no Centro de Promoção Humana Prefeito Francisco Quirino dos Santos, bairro São Domingos. A parceria foi firmada entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, o Consulado Geral da Itália em Curitiba e o Centro de Cultura Italiana Paraná/Santa Catarina.

A iniciativa significa mais oportunidades para os jovens aprendizes de São José dos Pinhais. Com duração de dois anos, o curso vai beneficiar 180 jovens que participam do Programa Guarda Mirim.

A secretária de Promoção Social, Rita Meyer, que representou o prefeito Leopoldo Meyer no evento, destacou que a parceria faz parte da estratégia adotada pela administração municipal de investir nas pessoas para que elas possam ter oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “Nós gostaríamos que vocês aproveitassem essa oportunidade que a Prefeitura está dando para vocês”, disse.

A representante do Consulado Geral da Itália, Elvira Federichi, salientou que o italiano é a quarta língua mais falada no mundo e também que o aprendizado vai possibilitar aos jovens melhores chances no futuro. “Todas as línguas são janelas. O italiano é uma língua que vai ajudar muito nas possibilidades de trabalho e também nas coisas que vocês vão fazer para seu futuro. Vocês não vão aprender só outro idioma, mas muito da cultura italiana”, destacou.

O presidente do Centro de Cultura Italiana, Francisco Schiocchet, falou sobre o Centro, fundado em 1992, e elogiou a iniciativa da Prefeitura de São José dos Pinhais em proporcionar formação para seus munícipes. Francisco Schiocchet também disse que a parceria firmada com a Prefeitura pode se desdobrar transformando-se em um acordo maior. “Em conjunto com a Prefeitura podemos avaliar a possibilidade de inserir o italiano também no ensino de base”, afirmou.

A coordenadora do Centro, Solange da Graça Rossi Simão, aconselhou aos participantes que aproveitem a oportunidade que está sendo oferecida como mais uma ferramenta para a caminhada que estão iniciando. “Esta oportunidade será de grande valia para vocês”, disse.

Desenvolvimento – Para o jovem Cleverson Leandro Marssolla, 17 anos, morador do bairro Afonso Pena, o curso será de grande ajuda tanto na vida pessoal como profissional. “Para mim o curso representa uma grande oportunidade. Com o domínio da língua italiana posso entrar em uma empresa multinacional”, avaliou.

Stephani Xavier de Azevedo, 16 anos, que mora no Jardim Santana, também comemorou a oportunidade. “Dominar outro idioma pode ajudar muito daqui pra frente”, disse. A idéia é compartilhada pela colega Rafaela Souza do Prado, 14 anos, moradora do bairro São Domingos. A jovem já planeja participar de um programa de intercâmbio e se mudar para a Itália assim que completar 18 anos.

Também participaram do evento a coordenadora didática do curso, Simona de Santis; o professor Ederaldo Xavier Pontes, que ministrará o curso; o engenheiro da Sanepar, Domingos Budel; Roseli Prado, representando a Secretaria de Agricultura; Saulo Valvassori, representando a Secretaria de Cultura; Edélcio Brito, representando o vereador José Vieira, e também pais dos alunos.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais