Lagoa do Pôlder, no bairro Cidade Jardim, terá parque linear
27-04-2023 13:18

A lagoa de contenção do bairro Cidade Jardim, conhecida como Lagoa do Pôlder, ganhará um parque linear. Os equipamentos e atrativos do novo parque serão definidos de acordo com pesquisas, já em andamento, e sugestões dos próprios moradores. Para a elaboração de um projeto que atenda às necessidades da população, equipes técnicas da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) realizam uma série de estudos que incluem um questionário socioeconômico. O trabalho é executado com supervisão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).



Responsável por drenar as águas da região, a lagoa artificial foi criada nos anos 2000 e possui grande potencial paisagístico. O parque linear, além de valorizar o bairro com o tratamento paisagístico e oferecer aos moradores uma alternativa de lazer integrada com a natureza, também terá como função preservar a fauna e a flora locais e evitar ocupações irregulares às margens do corpo hídrico.



“É uma necessidade antiga da população do bairro Cidade Jardim, onde encontra-se a Lagoa Pôlder, e que a Secretaria de Meio Ambiente, contratando a Fundação de Pesquisas Florestais (FUPEF), está fazendo um levantamento de dados da flora, fauna, estudos geológicos e socioeconômicos para que o Parque Linear da Cidade Jardim seja colocado em execução” explicou Fernanda Fonseca, Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente.



O grupo de pesquisadores da Fundação trabalha no bairro desde a primeira semana do mês de março empregando questionários socioeconômicos para entender as necessidades da população. Débora Gruber, coordenadora da equipe FUPEF, reforçou a importância da participação popular nesta fase de levantamento de dados. “É a partir desse questionários que vamos entender qual a necessidade de vocês para o projeto do Parque Linear, principalmente no que diz respeito a composição familiar. Em cima desses números vamos poder elaborar um relatório muito mais certeiro”, afirmou.



Os recursos utilizados para a execução do projeto serão do Fundo Municipal do Meio Ambiente e Saneamento, aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (CMMAS).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais