Leopoldo Meyer lamenta morte do Papa e lembra das ligações de João Paulo II com São José dos Pinhais
02-04-2005 21:30

Leopoldo Meyer

O prefeito Leopoldo Meyer lamentou profundamente a morte do Papa João Paulo II, segundo ele, “um dos mais importantes líderes do século passado e do começo deste novo milênio”. No depoimento, Meyer diz que “é nesses momentos que repensamos a vida e levamos nosso pensamento a Deus, na certeza de que a vida das pessoas é apenas uma passagem pela Terra e que, conforme as palavras do próprio Jesus Cristo, esta vida continua ao lado do Criador”. “Sem dúvida – acrescentou -, perdemos um grande líder, mas temos a certeza de que Sua Santidade partiu em paz e com a certeza do dever divino cumprido”.
O prefeito lembrou, especialmente, de dois episódios de ligação entre o seu município e o Papa João Paulo II. O primeiro se refere à histórica visita que o Pontífice realizou ao Paraná em meados de 1980, apenas dois anos depois de ter assumido o Papado, quando, em território paranaense, beijou o solo de São José dos Pinhais, por ocasião de sua chegada no Aeroporto Internacional Afonso Pena. “Esse fato ocorreu há quase 25 anos, mas ainda está na lembrança de todos nós”, disse o prefeito, que era formado em Engenharia e atuava como empresário da construção civil em seu município.
Naquela época, Leopoldo Meyer já era casado com dona Rita de Cássia Meyer, com quem tinha então duas filhas: Fabíola, de dois anos, e Fabiana, de três. Os quatro foram esperar a passagem do cortejo em um ponto privilegiado da avenida das Américas, centro de São José dos Pinhais, que vinha do Aeroporto Afonso Pena em direção à avenida Marechal Floriano, em Curitiba. “Foi muito emocionante”, lembra dona Rita, que atualmente é secretária municipal da Promoção Social. “Nós não esperávamos ficar tão pertos do Papa, o carro que o transportava passou muito próximo de onde estávamos e todos ficamos emocionados”, disse.
A outra ligação citada pelo prefeito é o relacionamento que o seu município mantém com a Polônia, terra natal do cardeal Carol Woityla. “Há quase oito anos mantemos um programa de intercâmbio com várias cidades daquele país do Leste Europeu, que a cada ano, no mês de setembro, recebe uma comitiva são-joseense, sempre com a fidalguia e a hospitalidade que são características do seu povo”, relatou o prefeito, informando que, já na próxima quarta-feira, irá receber uma nova comitiva do Distrito de Poznán, incluindo o “starosta” (espécie de governador) da Província, acompanhado de dois assessores e um empresário.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais