Leopoldo Meyer participa de seminário para capacitação de gestores municipais
11-11-2005 19:02

Prefeito Leopoldo Meyer e a primeira dama e secretária de Promoção Social, Rita de Cássia Trevizan Meyer durante o seminário do programa Prefeito Amigo da Criança

O prefeito Leopoldo Meyer participou, quinta-feira à noite, da abertura do seminário do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), promovido pela Fundação Abrinq, com o objetivo de capacitar gestores de aproximadamente 407 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A solenidade foi realizada no anfiteatro Adelaide Konder, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Santa Catarina, e o prefeito estava acompanhado pela secretária de Promoção Social, Rita de Cássia Trevizan Meyer.

Através dos encontros que vêm sendo realizado pela equipe da Fundação Abrinq, desde setembro, os prefeito obtêm informações sobre o programa, as ações para desenvolver nas suas cidades, como ter transparência na gestão orçamentária, o papel e o fortalecimento da garantia de direitos e quais os indicadores e metas que serão avaliados pela equipe no fim de gestão. As metas estabelecidas pelo PPAC envolvem quatro eixos: Promovendo Vidas Saudáveis, Acesso à Educação de Qualidade; Proteção das Crianças contra os Maus-Tratos, Exploração e Violência; e Orçamento Criança/Ações Integradas e Intermunicipais.
Ao aderir ao PPAC, o prefeito se compromete a disponibilizar dados e informações quantitativas sobre suas ações; a fortalecer ou formar – caso ainda não existam – o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar; constituir comissão de avaliação e acompanhamento da gestão municipal; desenvolver ações de cooperação intermunicipal, entre outros. Por ouro lado, além de avaliar e acompanhar as políticas públicas, a Fundação Abrinq mobiliza órgãos, instituições públicas e privadas para apoiarem as administrações municipais e oferece visibilidade aos programas que apresentarem melhorias à situação local da população infanto-juvenil.

Esta edição do PPAC, que termina junto com a gestão dos prefeitos em 2008, obteve 40,7 % mais adesões de municípios de que a anterior – com 1.542 prefeitos. A parceria com os prefeitos resultou na coleção “Compromisso e Ação”, com três volumes, lançada em outubro durante as comemorações dos 15 anos da Fundação Abrinq. O primeiro é o “Guia do Prefeito Amigo da Criança”, que mostra como o programa funciona e avalia o município. O segundo “Seminário 2003 – Programa Prefeito Amigo da Criança – Coletânea de Palestras e Experiências”, com os casos de sucesso desenvolvidos pelos municípios. E o último, “Gestão Política da Infância e da Adolescência no Brasil, Programa Prefeito Amigo da Criança e as Possibilidades de Transformação”, é sobre a contribuição do programa para as gestões dos prefeitos.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais