Lideranças do Distrito de Poznán chegam nesta quarta-feira a São José dos Pinhais
05-04-2005 20:55

Liderada pelo starosta (espécie de governador regional) Jan Grabkowski, a delegação chagará ao Aeroporto Internacional Afonso Pena por volta das 23h desta quarta-feira, devendo ser recebida pelo prefeito Leopoldo Meyer na manhã do dia seguinte


O prefeito Leopoldo Meyer recebe, nesta quinta-feira, 06 de abril, mais uma comitiva polonesa, desta vez especificamente do Distrito de Poznán, com quem o município de São José dos Pinhais mantém programa de intercâmbio cultural. Liderada pelo starosta (espécie de governador regional) Jan Grabkowski, a delegação chagará ao Aeroporto Internacional Afonso Pena por volta das 23h, sendo formada ainda pela assessora especial Monika Kapturska; pelo presidente da Comissão de Finanças e Administração das Possessões do Distrito; e pelo empresário Czeslaw Fiedler.
As parcerias de São José com o Distrito de Poznán vêm desde o ano de 2002, quando o então secretário de Desenvolvimento, Promoção e Marketing de Poznán, Kazimierz Marchlewski, e o então prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, assinaram, aqui, o primeiro Protocolo de Intenções, exatamente no dia 06 de fevereiro. Esse acordo foi formalizado pelo mesmo prefeito Setim, na Polônia, em setembro de 2003, com o starosta Jan Grabkowski, que agora o deverá formalizar com o atual prefeito Leopoldo Meyer, durante ato oficial a ser realizado a partir das 9h desta quinta-feira.

PROGRAMAÇÃO

Após o ato oficial, a programação dos poloneses em São José dos Pinhais vai prosseguir com visitas ao Samu, Câmara Municipal e Metrosul. Na sexta-feira, os visitantes terão encontros na Fazenda Experimental Tuiuti, na Secretaria Municipal da Cultura, Museu Municipal, Museu de Bonecos, Galeria de Arte, Biblioteca, Igreja Matriz e Caixa D’Àgua e à empresa O Boticário. No sábado, haverá visitas à fazenda de soja do senhor Adolfo e à chácara do senhor Ivan, às colônias Mergulhão e Murici (com apresentação do Grupo Wawel. No domingo, haverá missa com apresentação do coral polonês e partida para Foz do Iguaçu.
Após o retorno, os poloneses irão visitar Curitiba e realizar reunião de trabalho, no sábado, além manter reunião com a secretária da Promoção Social, Rita de Cássia Meyer, na quinta-feira. Nesse mesmo dia, se dirigem para o litoral paranaense, retornando, posteriormente à Polônia. Uma curiosidade: diante da morte do papa João Paulo II, os poloneses haviam decidido cancelar a viagem, mas desistiram após tomarem conhecimento de uma reportagem, publicada na internet, onde o prefeito Leopoldo Meyer lamentava profundamente o desaparecimento do pontifície e lembrava das ligações de São José dos Pinhais com a sua terra natal, a Polônia.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais