Mais de 30 artesãos agilizam os preparativos para o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais
17-01-2005 20:13

Dezenas de artesãos trabalham dia e noite na confecção dos bonecos que vão desfilar dia 29, na rua Veríssimo Marques, no centro de São José dos Pinhais

Mais de 30 artesãos, a maior parte voluntários, estão trabalhando dia e noite, em um barracão situado no bairro Afonso Pena, nos preparativos para a realização da edição número seis do Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais. O objetivo é confeccionar 19 dos 29 bonecos gigantes que vão desfilar dia 29 de janeiro, na rua Veríssimo Marques, centro da cidade, quando serão abertos os festejos de Momo no Paraná. Além deles, a promoção terá como atração outros 60 bonecos menores, além de fantasias e a participação especial de uma ala formada por integrantes das baterias das três escolas de samba de Antonina – Capela, Batel e Leões de Ouro.
Tadica Veiga, uma das organizadoras, lembra que, neste ano, o Carnaval de Bonecos de São José dos Pinhais vai juntar o antigo e o novo. E explica: o Carnaval de Antonina é um dos mais tradicionais do Estado, enquanto que o de São José dos Pinhais é um dos mais novos, embora já tenha adquirido grande repercussão a nível regional. A participação dos “capelistas” será retribuída no dia 08 de fevereiro, terça-feira, com os bonecos gigantes daqui encerrando os festejos daquela cidade do litoral paranaense. São José dos Pinhais, assim, pode se orgulhar de abrir e encerrar dois dos mais famosos carnavais do Estado.
Em São José dos Pinhais, o Carnaval de Bonecos vai ser realizado no dia 29 de janeiro, um sábado, com concentração a partir das 19h, na Usina de Conhecimento. Joelson Cruz, o outro organizador, acredita que mais de 1.000 pessoas vão desfilar pela rua Veríssimo Marques, que neste ano terá como novidade, além de palcos para som e autoridades, arquibancadas para 500 pessoas. Serão 10 alas, incluindo representações de uma dezena de associações de bairros, que neste ano vão homenagear o professor e escritor Leopoldo Scherner, pró-reitor comunitário da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais