Mais de 300 jovens participaram do teste seletivo para a Guarda Mirim de São José dos Pinhais
01-08-2005 19:09

Concurso para a Guarda Mirim ofereceu 150 novas vagas para jovens entre 14 e 15 anos




Realizado no último sábado, 30 de julho, os testes seletivos para a Guarda Mirim de São José dos Pinhais, contaram com a participação de 308 adolescentes, com idade de 14 e 15 anos, residentes em São José dos Pinhais.
Os mais de 300 jovens responderam questões de português, matemática e redação, em nível de conhecimentos gerais, equivalente a 5ª série do ensino fundamental, e os resultados das provas e dos selecionados está programado para o dia 05 deste mês, onde os aprovados deverão estar sendo incorporados ao efetivo da Guarda Mirim, no dia 23 de agosto.
A novidade deste ano no teste seletivo da Guarda Mirim ficou com a ampliação no número de vagas, onde cumprindo um compromisso de campanha, o prefeito Leopoldo Meyer determinou um aumento de 50% na oferta de novas vagas, elevando das 100 vagas anuais, para 150, e desta forma possibilitando mais oportunidade de participação para a população são-joseense.
Aprendizagem - Até 2002, a inclusão de jovens na Guarda Mirim acontecia sem uma pré-seleção; a partir de 2003, com o advento da publicação da Lei 10.097, de 19/12/2000, o emprego ou o estágio para menores entre 14 e 18 anos, sofreu significativas atualizações, onde a aprendizagem profissional passou a ser enfocada em proporcionar uma formação técnico-profissional metódica, voltada para jovens entre 14 e 18 anos de idade.
Em face da atualização do programa de aprendizagem, a Administração Municipal de São José dos Pinhais também inovou, implementando o Teste Seletivo para adesão de novos jovens na Guarda Mirim, servindo também este teste, como um pré-vestibular, garantindo aos aprovados as suas inclusões no efetivo da Guarda Mirim, de onde somente sairão após completarem 18 anos de idade, ou por motivos particulares.
Já com relação ao Programa Jovem Aprendiz, todas as empresas, à exceção das micro e pequenas, são obrigadas a contratar uma cota de menores aprendizes que varia entre o mínimo de 5% e o máximo de 15% do total de seus empregados (descontando desse total os cargos de direção, assessoramento e os trabalhadores terceirizados, dentre outros). Os programas de aprendizagem são desenvolvidos articulando ações de qualificação e de inserção profissional do jovem, que deve estar matriculado e freqüentar o ensino regular.
O Programa “Adolescente Aprendiz” possui grade curricular básica flexível, onde se destacam introdução à dinâmica organizacional, princípios de cidadania e ética, direitos trabalhistas e segurança e saúde no trabalho.
Com jornada de 20 horas semanais e obrigatoriedade de freqüentar o ensino regular, os jovens selecionados para a Guarda Mirim farão durante um ano, um curso de formação básica. Após este período, inicia-se o sistema de aprendizagem na área comercial, onde os adolescentes são encaminhados para empresas, para trabalharem em áreas administrativas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais