Matrículas para educação infantil acontecem todos os meses
04-10-2006 12:06


As vagas nos Cemeis são disponibilizadas todos os meses em São José dos Pinhais




Todos os anos, cenas de pais que precisam enfrentar filas, muitas vezes madrugando em frente às escolas e creches se repetem Brasil afora. Em São José dos Pinhais não era diferente, levando em conta que a cidade possui uma das maiores médias de crescimento populacional do país, ocasionando a constante procura por vagas.

Tendo em vista esse problema, a Prefeitura de São José dos Pinhais encontrou uma maneira inteligente e eficiente de evitar as filas na hora da matrícula em seus Centros de Educação Infantil. Ao assumir a administração em 2005, o prefeito Leopoldo Meyer, junto com a equipe da Secretaria de Educação, adotou uma nova metodologia na qual as matrículas não são ofertadas apenas no início de cada ano. Hoje, as vagas disponíveis são ofertadas mensalmente na última quarta-feira de cada mês.

“O fato de a educação infantil não possuir a obrigação de notas, provas ou boletins, possibilita que sejam ofertadas vagas durante todo o ano”, explica o secretário de Educação, Imar Augusto. Outra vantagem da nova metodologia é que muitos pais, que se encontravam desempregados, ao encontrar um emprego ao longo do ano, têm a possibilidade de conseguir uma vaga para o seu filho em qualquer mês.

Hoje, um ano e oito meses após a implantação do novo sistema, os bons resultados já podem ser notados, com a extinção das filas e principalmente com a satisfação dos pais com a nova metodologia. “Podemos notar os resultados mês a mês. Hoje os pais já sabem que todo mês, de forma ordenada, podem procurar o Cemei do seu bairro para a matrícula, sem se preocupar com filas”, disse Sueli de Fátima Marques, coordenadora do Cemei Reino das Delicias, localizado no Barro Preto.

No processo de transição, coube aos profissionais de educação a missão de, junto aos pais, trabalharem os novos métodos para a matrícula. É o que explica a coordenadora do Cemei Cantiga de Roda, Michela Notti. “Nós, coordenadoras, trabalhamos junto aos pais, explicando a nova metodologia. Hoje, os pais agradecem e se mostram satisfeitos pela forma organizada e eficiente com que são atendidos”, disse.

Os profissionais de educação também aprovaram a experiência. Segundo Gisele Stroebel Todesco, coordenadora do Cemei Tio João, a atual fórmula é a que vem apresentando melhores resultados e serve de exemplo para outros municípios brasileiros que encontram este problema. Valdelita de Lima, coordenadora do Cemei Otília Teixeira Pinto, concorda, e reforça dizendo que esta metodologia se encaixou bem na atual realidade de São José dos Pinhais.

Atualmente, a Prefeitura de São José dos Pinhais atende a 7.408 crianças em seus centros de educação infantil, além de 21.820 crianças, no ensino fundamental, totalizado quase 30 mil alunos. “Já no inicio de sua gestão o prefeito Leopoldo Meyer determinou que realizássemos um planejamento que resultou no sistema mês a mês de matrículas. Desde então, minimizamos as filas. No ensino fundamental, de 1ª a 4ª séries, também não registramos filas para a matrícula no ano passado, e não deve haver este ano também, graças ao planejamento e estruturação realizados pela Prefeitura”, conclui Imar Augusto.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais