Meio Ambiente é prioridade para São José dos Pinhais
23-03-2006 20:25

O projeto de Revitalização da Polder da Cidade Jardim

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através das Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo, realizaram, nesta quinta-feira (16/03), solenidade de revitalização do Polder da Cidade Jardim e aproveitaram a ocasião para anunciar o estudo da viabilidade de despoluição da lagoa de contenção e lançar um Programa Ambiental. Todas as realizações fazem parte da programação do Dia Internacional da Água, comemorado no último dia 22.

Na ocasião, além da presença da comunidade e de alunos e professores da escola municipal Santa Rita e Maria Robertina, diversas autoridades estiveram presentes, entre elas: o prefeito Leopoldo Meyer; os secretários de Meio Ambiente, Tadeu Motta; de Urbanismo, Sandro Setim; Indústria, Comércio e Turismo, Auro Luís; de Segurança, coronel Ariovaldo Gouveia; e os vereadores Donizete Fraga, Tarcísio Klettemberg e Walder Mulbak.

Devido ao histórico de cheias registradas a partir de 1983 pela população da Cidade Jardim, verificou-se a enorme necessidade de obras de engenharia para contenção das enchentes do Rio Iguaçu. Com isso, foram feitos diques, comportas, lagoa de contenção, canal extravasor e o Polder, esta uma obra para ser consagrada pela comunidade, que talvez desconheça os benefícios que a mesma traz para a sobrevivência humana, proporcionando dignidade à vida dos indivíduos.

Para o secretário Tadeu Motta, apesar da lagoa de contenção ser artificial uma natureza se formou no local, pois além de peixes há garças, gaviões, lontras, entre outras espécies. “É preciso cuidar”, destacou o secretário. Concordando com Tadeu, o secretário de Urbanismo, Sandro Setim, falou sobre o projeto de revitalização do entorno da lagoa de contenção tornado-a um espaço de convivência urbano e ambiental.

O prefeito Leopoldo Meyer lançou um desafio para que no próximo ano todos os que estiveram na solenidade verificassem as mudanças positivas que irão ocorrer no futuro. “O compromisso da nossa Administração é fazer deste espaço o Jardim da nossa cidade, preservando o espaço e possibilitando que toda a comunidade possa usufruir com segurança o local”, concluiu o prefeito.

Após os discursos, as autoridades foram convidadas a realizar o plantio de algumas árvores, oficializando o lançamento dos Programas Ambientais.

LAGOA DE CONTENÇÃO

Áreas de lazer são locais apropriados para que os cidadãos possam descansar, refletir, brincar e se exercitar, proporcionando assim mais qualidade de vida para enfrentar a correria do dia-a-dia.

São José dos Pinhais é uma cidade que vem crescendo muito e o objetivo da administração é proporcionar qualidade para os munícipes. Hoje há cerca de 15 áreas destinadas ao lazer, sendo estas denominadas como praças de convivência. Já para a região da Cidade Jardim está sendo projetada a revitalização do polder e a instalação de equipamentos para que as famílias possam usufruir.

O polder terá 10 postos de iluminação; 1.500m de ciclovia com mais de 1.000, totalizando 2500m; 250 árvores nativas e frutíferas; 40 bancos; dois play-grounds; seis quiosques, horto nativo para incentivar o cultivo comunitário; 15 mesas de jogos; canteiros de flores; equipamentos para alongamentos; portal de entrada; área de estacionamento e lixeiras distribuídas por toda a área. A pretensão é que as obras iniciem a partir do segundo semestre deste ano.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais