Mergulhão ganhará novo centro de eventos
13-09-2023 12:16

São José dos Pinhais vai muito além das linhas de produção das gigantes automobilísticas, sendo também um importante polo turístico no estado do Paraná. Por ano, o setor movimenta cerca de R$ 75 milhões de reais. Sabendo da importância do turismo para a geração de empregos e desenvolvimento econômico, um novo centro de eventos será construído na Colônia Mergulhão.

Por meio de uma parceria entre as três esferas do governo (federal, estadual e municipal), o novo centro de eventos será ideal para impulsionar a economia local e trará reconhecimento nacional ao município, que poderá sediar grandes eventos, como feiras e exposições de diferentes segmentos. O projeto foi apresentado nesta terça-feira (12), em um evento realizado no local em que será construído o futuro centro de eventos — onde hoje são realizadas as festas da cidade, como a do Vinho e do Pinhão.

Segundo a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, um novo capítulo começa na história de São José dos Pinhais com a construção do centro de eventos no terreno em que já foram realizadas muitas festividades. “Quase 70% de nossa cidade é área rural, mas estamos em constante progresso e este novo centro de eventos vem para contribuir com esses avanços. Junto com o governos federal e estadual trabalharemos para tirar esse projeto do papel, que terá um grande impacto positivo para a região”, afirmou.

Presente no evento, o deputado estadual Thiago Bührer demonstrou entusiasmo com o novo projeto e compartilhou suas reflexões. “Estou extremamente feliz por fazer parte desse momento. Para mim, que já fui secretário de esportes, pasta responsável pela organização e coordenação de vários eventos, é ainda mais significativo. Foi aqui neste terreno que começou a Festa do Vinho, que celebra a riqueza e a cultura da nossa região e do nosso povo. Com certeza este novo centro de eventos será excepcional para o desenvolvimento de São José dos Pinhais”.

MTur Itinerante

Representando o Governo Federal, o ministro de Turismo, Celso Sabino, esteve presente no evento desta terça-feira (12), na Colônia Mergulhão, e falou sobre os benefícios econômicos ao declarar que o setor turístico é um importante distribuidor de renda, sendo o segundo no Brasil que mais gera empregos, ficando apenas atrás da construção civil. “Uma diferença notável no turismo é a diversidade de empregos que oferece, que proporcionam qualificação, melhor renda e contribuem para um desenvolvimento mais equitativo”.

O ministro destacou também que o turismo contribui para democratizar o desenvolvimento econômico e social e comparou o potencial do setor ao impacto do pré-sal e do agronegócio na economia do Brasil. “Estamos trabalhando para que o turismo represente para o Paraná e para o Brasil o que o pré-sal e o poderoso agronegócio representaram em termos de geração de divisas. Acreditamos que, inovando juntos, alcançaremos esse objetivo”, afirmou.

Para finalizar, Sabino falou sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3), que abrange reformas de rodovias federais, construção de novas rodovias, ampliação e reforma de aeroportos, entre outras melhorias de infraestrutura que impactam diretamente no turismo. “Acreditem, o turismo é a chave para a preservação do meio ambiente, a distribuição de renda e o desenvolvimento sustentável, não apenas para o Paraná, mas para todo o Brasil”.

No evento, também foram apresentados os programas de financiamento essenciais para o desenvolvimento do turismo, como o CADASTUR, que oferece vantagens e oportunidades aos cadastrados, e o FUNGETUR, um fundo especial destinado à melhoria da infraestrutura turística.

Desenvolvimento econômico em São José dos Pinhais

Além de ser conhecida por abrigar grandes empresas, como a Renault, a Volkswagen e, em breve, a Electrolux, São José dos Pinhais é destaque na produção rural, sendo o segundo maior PIB da Região Metropolitana de Curitiba. O município possui ainda belezas naturais e lugares turísticos, como o Caminho do Vinho, a Colônia Murici e a Rota das Colônias e mais de 300 empreendimentos turísticos. Outro destaque de São José dos Pinhais é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, que está entre os 5 melhores do mundo e registrou mais de 2,56 milhões de viajantes só no primeiro semestre deste ano.

O deputado federal Geraldo Mendes, articulador da vinda do ministro à São José dos Pinhais, disse estar comprometido com o desenvolvimento do município e de todo estado do Paraná, além de compartilhar suas visões sobre o potencial da cidade e os objetivos do projeto do centro de eventos. “Com uma população de mais de trezentos mil habitantes, temos diversas atrações que ajudam a fomentar o turismo local. Nossa cidade é um destino turístico de sucesso e não pode ser apenas dormitório, mas sim um polo de desenvolvimento. Este projeto, a construção de um Centro de Eventos na Colônia Mergulhão, representa uma oportunidade única para impulsionar o turismo regional”.

Presenças

No evento, estiveram presentes o superintendente de Relações Institucionais do Governo do Paraná Renato Adur; a secretária interina de Estado do Turismo do Paraná, Camila Aragão, além de secretários municipais, vereadores, servidores públicos e representantes de associações e da sociedade civil.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais