Ministério Público conhece estratégia de ação da Prefeitura de SJP contra Gripe A
14-08-2009 12:00

O Ministério Público tomou conhecimento, na manhã desta quinta-feira (13), durante reunião na Secretaria Municipal da Saúde, de toda estratégia de ação colocada em prática pela Prefeitura de São José dos Pinhais para atender a população em relação à Gripe A.

Compareceram ao encontro, o prefeito Ivan Rodrigues; o secretário municipal da Saúde, Miguel Gawloski; a coordenadora de atendimentos do Centro de Combate à Gripe e médica infectologista e virologista Ciane Mecker; o promotor de Justiça Divonzir José Borges; o presidente da OAB/PR-SJP, Gilvan Antônio Dal Pont e o conselheiro do CRMPR e presidente da Associação Médica de São José dos Pinhais, doutor Vilson José Ferreira de Paula.

Na oportunidade, a doutora Ciane expôs aos presentes o que a Prefeitura Municipal já realizou desde abril último em relação à prevenção e atendimento às pessoas com a Gripe A e os planos futuros para a questão.

Destacou a importância de o município ter disponibilizado um local extremamente adequado – em tempo recorde – para funcionar o Centro de Combate à Gripe, na rua Coronel Luiz Vitorino Ordine, 1586, próximo do Hospital e Maternidade São José.

O Centro está atendendo exclusivamente pacientes suspeitos de estar com a Gripe A ou com os sintomas relacionados a ela. No local cada pessoa recebe atendimento médico especializado e, quando é o caso, é submetido ao tratamento com a medicação apropriada.

A doutora Ciane destacou também a importância de o município ter suspendida a volta às aulas na rede municipal de ensino como fator determinante para evitar a evolução de casos de contágio com o vírus da Gripe A, o H1N1.

Algumas dificuldades com o suprimento de medicação para atendimento dos pacientes que foram relatadas levaram a que o prefeito Ivan Rodrigues atuasse junto à Secretaria de Estado da Saúde, buscando manter um estoque mínimo operacional em nosso município, pleito este imediatamente atendido pelo órgão estadual.

O promotor Divonzir também foi informado sobre as ações preventivas que o município executou desde junho passado junto às escolas municipais, estaduais e particulares, como também nos abrigos e demais instituições. Ao final, o promotor demonstrou satisfação em decorrência de o município estar cumprindo a sua parte.


Agência Estadual de Notícias

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais