Mostra Paranaense de Artes Visuais já é um grande sucesso
21-09-2006 12:07

Prefeito Leopoldo Meyer , secretária Rita Meyer, Marcus Liberato e artistas são-joseenses prestigiando a abertura da Mostra



A Mostra Paranaense de Artes Visuais, que está acontecendo em São José dos Pinhais desde a última segunda-feira já pode ser considerada um sucesso de público. Desde a abertura da mostra, centenas de pessoas já visitaram a exposição, que acontece no imóvel construído anexo ao Museu Municipal Atílio Rocco, na rua XV de Novembro. O prédio ainda não foi oficialmente inaugurado e a exposição serve como uma ‘‘pré-estréia’’, uma amostra de como será o novo espaço cultural que a cidade está ganhando.

A solenidade de abertura da Mostra Paranaense de Artes Visuais contou com a presença do prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer e da Secretária de Estado da Cultura, Vera Mussi. Os secretários municipais da Promoção Social, Rita Meyer, da Educação, de Governo e Cultura também estiveram presentes no evento que reuniu a nata dos artistas plásticos da região leste do Paraná. A coordenadora do Sistema de Museus Clarete Maganhoto e diretora do Museu Paranaense Eliana Moro Reboli também vieram ao município prestigiar a abertura da Mostra.

A oportunidade marcou ainda a comemoração dos 29 anos de fundação do Museu Municipal Atílio Rocco. O museu foi fundado em 1977, graças à tenacidade e perseverança de Ernani Zétola, historiador e idealizador do museu, que contou com o importante apoio do Lions Clube do Aeroporto e da Prefeitura de São José dos Pinhais.

O Prefeito Leopoldo Meyer lembrou do importante papel de Ernani Zétola para a cultura e a história do município. Zétola não compareceu ao evento por estar se recuperando de um problema de saúde. Meyer disse ainda que as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Cultura visam primeiramente o bem-estar e o desenvolvimento do ser humano, possibilitando o resgate da sua auto-estima, contribuindo para a construção de um futuro melhor através da formação de pessoas melhores.

Já a Secretária de Estado de Cultura ressaltou a importante colaboração da atual administração municipal em prol da Cultura, afirmando que o valor humano deve ser sempre ressaltado em qualquer administração. Vera Mussi finalizou dizendo que “o Paraná é como um diamante. Possui várias facetas, que juntas formam um objeto único, belo e valioso.”

Depois do protocolo, a tão aguardada hora de apreciar as obras. A comissão julgadora adotou critérios de contemporaneidade, conjunto da obra, resolução técnica e criatividade para a seleção de 138 trabalhos de 61 artistas.

Como resultado, as pessoas podem apreciar a diversidade de materiais e técnicas empregadas, que tornam a Mostra enriquecedora tanto para artistas como para o visitante comum. Há desde trabalhos extremamente contemporâneos como o vídeo de Daniel Duda, ‘‘I see dead pixel’’, até trabalhos lúdicos, poéticos, naifs como o de Gladis Espírito Santo, Casa da avó materna, Casa dos pais e Casa da avó paterna.

Nos dois andares do Anexo do Museu estão expostos fotografias, colagens, plotagens, pinturas à óleo, acrílicas, com técnicas mistas, montagens e instalações.

A Mostra merece ser visitada por si só. Mas outro bom motivo para visitá-la é o fato de que a comissão organizadora pretende uma maior interação entre os visitantes e os artistas. Nessa exposição há uma novidade: as obras expostas são submetidas à votação do público. Para a obra mais votada será entregue ao autor prêmio aquisição no valor de R$ 400,00, oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura, e sua obra fará parte do acervo da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. E ainda, entre o público votante será sorteado um prêmio oferecido pela artista plástica são-joseense Katia Velo.

A exposição permanece aberta para visitação, até 19 de outubro, de 2ª. a 6ª. feira, das 9h às 17.

O evento é uma realização do Governo do Estado, através da Secretária de Estado de Cultura com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais. A comissão julgadora foi composta por Glauco Menta, Marcus Liberato e Richard Bischof.

Os artistas já premiados são Juliano Debarros (SJP), Marcel Fernandes (Antonina) e Silvio Rodolfo (Pinhais).

Receberam menções honrosas os artistas Akiko Mileo (Curitiba), Gladis do Espírito Santo (Curitiba), Daniel Duda (Curitiba) e Loizel Guimarães (Bocaiúva do Sul). A Mostra tem obras de Adriana Alves Garrido, Altair S. Vianna, André Ricardo Ferreira Serafim, Ana Mauad, Augusto César de Andrade, André Malinski, Ane Cazamajou, Bruno de Oliveira, Cyntia Werner, Claudia de Lara, Christina Araújo, Daniel O. Grizza, David Engelman, Diana Trevisan, Evelyn Passos, Emerson Willrich, Felipe Pacheco, Fábio Follador, Gilberto R. de Campos, Gláucia Flügel, Gizele Pampuch, Geslline Braga, Geraldo Zamproni, Ivanilde Santos, Irani Spiacci, Juliana Kolb, Jaime Vasconcelos, José Inácio Nart, João Fernandes, Katia Velo, Letícia Brasileiro, Luiz Lavalle Filho, Leslie Jacob, Luzia Alencar, Maciel Paludo, Mariane Bassfeld, Maritza Carla de Oliveira, Milena Kovalczuc, Mirian Rozette, Márcia Rodrigues, Marisa Vidigal, Mirna de Oliveira, Natália Romanovski, Nelson Logullo, Odilon Ratzke, Orlando Rocha, Regiane T. Almeida, Roseli Fontes, Rosvelt Andriguetto, Rafael Rodrigues, Sandra Hiromoto, Silvana Camilotti, Suzete Sidral e Wagner Geraldo Sandim.

Serviço:

Mostra Paranaense de Artes Visuais – Região Leste

Local: Anexo do Museu Atílio Rocco

Rua XV de Novembro, 1660, Centro

São José dos Pinhais

Tel.: (041) 3381-5900



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais