Museu Atílio Rocco recebe exposição sobre Kunta Kinte
04-04-2023 11:55

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (SEMUC) inaugurou, nesta segunda-feira (3), a exposição “Mestre Kunta Kinte: Um Patrimônio da Humanidade”. O mestre de Capoeira Angola marcou a história do município ao desenvolver um trabalho de resistência, partilha de conhecimento, combate ao preconceito racial e conservação da cultura afro-brasileira. 



A exposição, aberta no dia em que Kunta completaria 63 anos, foi produzida pela equipe do Museu Municipal Atílio Rocco com a colaboração de familiares do homenageado. Estão dispostos, em um dos salões, telas com registros fotográficos que apresentam a trajetória de vida do mestre, confundindo-se, em muitos momentos, ao seu legado. Instrumentos que o pertenceram, como o berimbau, também foram cedidos pela família.



Mestre Kunta organizava, com frequência, eventos que visavam reunir vários mestres de capoeira com a comunidade local. O objetivo era compartilhar o conhecimento e desmistificar os pré-conceitos relacionados à arte da capoeira, oferecendo a muitos indivíduos uma oportunidade, antes de tudo, de pertencimento. 



A prefeita Nina Singer, ressaltou a importância do resgate cultural feito através do investimento no setor. “Estamos investindo muito em cultura. E agora, com essa exposição, queremos valorizar e resgatar a cultura afro-brasileira na nossa cidade. Dar visibilidade e voz aos que precisam, buscando igualdade, direito e, principalmente, respeito”, disse.



Filhos do Mestre Kunta Kinte e praticantes da capoeira estiveram presentes na abertura da exposição. “Estou muito feliz, fico honrada. Acho que foi um trabalho muito bem construído, todo o processo foi muito respeitoso. O meu pai, com o próprio trabalho, escreveu o nome dele na história de São José dos Pinhais e hoje é aniversário dele, então fica como um presente pra ele esse ano. Foi uma construção coletiva, um trabalho a várias mãos”, contou Melyssa Gonçalves, filha do Mestre Kunta Kintê e graduanda em Ciências Sociais.



O secretário de Cultura, Marcelo Dal Negro, parabenizou toda a equipe do Museu Atílio Rocco pelo trabalho realizado e agradeceu aos familiares por ajudarem na construção dessa exposição em homenagem ao Mestre Kunta Kinte.



Serviço



O Museu Municipal Atílio Rocco está localizado na Rua XV de Novembro, 1660 – Centro de São José dos Pinhais. Fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 10h ás 12h e das 13h ás 17h. A entrada é gratuita.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais