Museu do Boneco Animado comemora sete anos como uma referência de São José dos Pinhais
26-10-2007 20:03

Ao lado do prefeito Leopoldo Meyer e o vice-prefeito Toninho da Farmácia, um "boneco apresentador", manipulado pela diretora Tadica Veiga, "falou" sobre os sete anos de história do Museu

Uma extensa programação cultural, que começou às 9h30min e se estendeu até o final da tarde, marcou o sétimo aniversário do Museu do Boneco Animado que, segundo o prefeito Leopoldo Meyer, tem se transformado em um referencial para São José dos Pinhais. Praticamente toda a programação foi desenvolvida na avenida Rui Barbosa, entre as ruas XV de Novembro e Isabel Redentora, dentro e fora do museu, envolvendo autoridades, estudantes da Escola de Dança, servidores públicos e populares.

“A cidade precisa ter esses equipamentos para a realização da Promoção Cultural, desenvolvendo a arte teatral e os valores culturais que estamos investindo com as crianças. Todas as Secretarias estão com projetos pensando no futuro das crianças, proporcionando qualidade de vida, educação e cultura”, disse o prefeito Leopoldo Meyer em seu pronunciamento.

O vice-prefeito Toninho da Farmácia disse acreditar que a missão da administração pública, além da cuidar da saúde, segurança e educação, também deve oferecer ao povo de São José dos Pinhais cultura e lazer, levando alegria e qualidade de vida.

A secretária de Cultura, Lucimar Zanon, lembrou que a cada ano o trabalho realizado pela Prefeitura se consolida com as suas atividades e ações, juntamente com a sociedade de São José dos Pinhais. “O Museu do Boneco Animado é um mundo de fantasia que deixa as pessoas inibriadas com a realização do trabalho dos bonecos”, disse ela, agradecendo ao prefeito Leopoldo Meyer, “que há três anos nos apóia com sua confiança, para que o nosso trabalho continue dando certo”.

PROGRAMAÇÃO - A programação foi aberta pelo prefeito Leopoldo Meyer, em solenidade que teve a presença do vice-prefeito Toninho da Farmácia; a secretária de Cultura, Lucimar Zanon; e o vereador Ailtom Fenemê. A solenidade oficial contou com apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais, desfile de bonecos gigantes, exposição de bonecos, pernas de pau e malabaristas. Um “boneco apresentador” falou sobre a história do Museu e depois também houve degustação do bolo de aniversário e distribuição de lembranças.

Em seguida, foram apresentados os seguintes espetáculos: 9h30, A Viagem do Barquinho (Teatro de Bolso Iguaçu); Eu Nino (Rua); 9h50, Uma história Pra Você; 10h30, Ritmos em Marionetes (Rua); 10h30, Boneca Emília e Suas Histórias (Museu Boneco Animado), 11h, Contação de Histórias; e 11h30, Brincadeiras e Jogos Dramáticos (Rua), na parte da manhã.

A partir das 12h00, a população teve a oportunidade de participar de Oficina de Malabares (Rua); 13h00, Contação de Histórias (nível 4 noites); 14h, Varal de Poesia; 14h30, Espetáculo Ele é fogo (Teatro de bolso Iguaçu); 15h, O Jacaré que Comeu a Noite (rua); 15h30, Performances dos Alunos da Escola Livre de Teatro; 16h, Ritmos em Marionetes; e 16h30, Performances.

Durante todo o dia, também foram desenvolvidas ações que simultâneas e permanentes, incluindo Histórias de Bonecos (Museu Boneco Animado), Confecção de Bonecos (rua), Carteirinhas Clube Amigos dos Bonecos (rua); Ônibus do Artesanato (rua), Pintando São José dos Pinhais (rua); Bonecos Gigantes (rua), Personagens de Contos Infantis (rua) e Camarim de Pintura (rua).


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais