Museu Municipal cmemora 30 anos com a criação de novos espaços culturais
21-08-2007 13:25

Ernani Zétola (sentado) e demais convidados ouvem o prefeito Leopoldo Meyer na inauguração do Anexo do Museu e da Cinemateca

Na última sexta-feira, 17 de agosto, São José dos Pinhais voltou a ter um cinema com a inauguração da Cinemateca da Prefeitura. Além da inauguração do espaço, a noite também contou com comemoração do aniversário de 30 anos do Museu Municipal Atílio Rocco, o lançamento do espaço cultural chamado como Anexo do Museu e homenagens aos expedicionários são-joseenses e ao idealizador do Museu, Ernani Zétola.

Para André Luiz Sada, diretor do Museu, a cultura gera felicidade, que eleva a qualidade de vida da população. Ele destacou a importância do Museu que dialoga o passado com o presente da história do Município. Sobre a Cinemateca o diretor lembrou que o seu projetor, de 1953, foi totalmente restaurado e que o espaço é o quarto similar em todo o Brasil.

A promoção cultural nos bairros e o contato dessa com a população foi destacada pela secretária municipal da Cultura, Lucimar Zanon, que falou da preocupação da administração Leopoldo Meyer em levar ações culturais para todos os bairros da Cidade. “A promoção de cursos culturais nos bairros elimina a distância existente entre as artes e a população”. Sobre a Cinemateca ela destacou os filmes de valor cultural, artísticos e fora-de-circuito que serão projetados neste espaço.

O deputado federal Luiz Carlos Setim destacou os investimentos realizados pela Prefeitura na área social e a preocupação com a cultura existente na administração.

A preservação histórica de São José dos Pinhais também esteve nas palavras do vice-prefeito Toninho da Farmácia. “O Museu Atílio Rocco há 30 anos preserva um pouco da bonita história do nosso Município”. O homenageado da noite, o criador do Museu, Ernani Zétola, em poucas, porém substanciais palavras, demonstrou a sua emoção: “A gente sonha e idealiza sozinho, mas a realização nunca se faz sozinho”.

As boas lembranças do Cine Ideal e da época em que foi inaugurado o Museu foram lembradas pelo prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer. “Em 1977, São José dos Pinhais era uma promissora cidade com 70 mil habitantes. Hoje na ‘Cidade Mais Dinâmica do Paraná’ uma nova história começa a ser contada. O desafio de todos nós é continuar preservando a história do nosso município”.

A noite cultural contou ainda com palestra da historiadora Carmen Rigone sobre a II Guerra Mundial, apresentação de curta-metragem no projetor restaurado e apresentação da Companhia de Dança Corpo São.

HISTÓRICO

O Museu Municipal Atílio Rocco foi criado em 19 de setembro de 1977, idealizado por Ernani Zétola, sonho que se concretizou graças ao apoio do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura. O edifício, de arquitetura eclética, havia abrigado anteriormente os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Municipal, além de ter sido sede da Associação Comercial. A construção deste prédio data de 1910.

Seu acervo foi inicialmente constituído de doações feitas por famílias tradicionais de São José dos Pinhais. Entre os programas desenvolvidos atualmente no Museu estão: Museu Terceira Idade, Música no Museu; Museu na Escola; Museu memória nos bairros e Monitoria individual aos visitantes.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais