Museu Municipal se prepara para receber a múmia e mais 43 relíquias do antigo Egito
18-07-2005 20:02

As peças (réplicas) egípcias a serem expostas no Museu Municipal de São José dos Pinhais são do período Pré-Dinástico até a época Ptolomaico

Diante da dinamização de atuação do Museu Municipal de São José dos Pinhais, para o fácil acesso de toda a comunidade às suas instalações, virá para esta Cidade o Museu Egípcio, com Múmia e mais quarenta e três simbologias do antigo Egito, que estarão à disposição para visitação pública a partir de 19 de setembro a novembro deste ano. Nas próprias instalações do Museu Municipal, localizado na rua XV de Novembro, 1660, sala especial será montada para abrigar as magníficas peças oriundas do Museu Egípcio Rosacruz da capital.

Segundo o diretor do Museu, André Luiz Sada, esta reivindicação se apresenta há muito tempo conforme formulário “Pesquisa no Museu”, preenchido pelos visitantes (em 100 curiosos/dia), onde 60% da amostragem consultada solicita esta esperada preciosidade de cultura internacional.

O Museu Egípcio Rosacruz, competentemente gerenciado pelo Grão Mestre Charles Vega Parucher e pela responsável Vivien, como organismo AMORC, tem por objetivo divulgar e difundir a cultura, servir de apoio áudio-visual à clientela escolar e à comunidade em geral, contribuindo ao processo educativo, turístico e cultural, ação operacionalizada pelo Museu Municipal em São José dos Pinhais, ligado à Secretaria da Cultura da Prefeitura local. As peças (réplicas) egípcias são do período Pré-Dinástico até a época Ptolomaico.

HISTÓRICO

Com o estabelecimento do cristianismo no domínio do império romano, em meados do século IV, a cultura do Antigo Egito foi considerada pagã, e por isso, ao longo de vários séculos, permaneceu esquecida, coberta pelas areias do deserto.
Porém, a antiguidade egípcia só seria “descoberta” no século XVIII com a expedição de Napoleão Bonaparte ao Egito, e no século XIX com a decifração da escrita egípcia.

A partir do momento que a Europa voltou o seu olhar para o Egito, muitos foram os cientistas que escavaram, das areias do deserto, as informações que hoje conhecemos sobre o passado da terra dos faraós. Assim, esta exposição conduzirá o visitante a uma viagem pelo antigo Egito, através das descobertas arqueológicas realizadas entre os séculos XIX e XX. Realmente, vale a pena visitar!

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais