Mutirão leva mamografia para mulheres do São Marcos
18-02-2010 19:54

Mais de 20 mulheres residentes no entorno da Unidade de Saúde São Marcos, com idade superior a 35 anos, participaram na quinta-feira (18) do 2º Mutirão de Mamografia promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais. A atividade, realizada com foco na prevenção e detecção precoce de câncer de mama, será promovida a cada dois meses, em diferentes regiões da cidade.

“Esta iniciativa faz parte do plano diretor de saúde instituído no município para prevenção e detecção precoce de câncer de mama e acontecerá a cada dois meses em diversas unidades de saúde são-joseenses”, comenta o responsável pela Regional Sul de Saúde de São José dos Pinhais, Adolfo Oscar Gigglberger Bareiro.

O primeiro mutirão foi realizado no dia 21 de dezembro do ano passado, contando com a participação de 25 mulheres das unidades de saúde São Marcos e Xingu, que mesmo estando alocadas na área urbana do município, também atendem pacientes provenientes da área rural que, em sua maioria, estão tendo o primeiro acesso a esse tipo de exame.

Foi o caso da aposentada Olivia Maria Henkes, 70 anos, que fez o preventivo de câncer de colo de útero e mamografia pela primeira vez. D. Olivia estava ansiosa para saber se estava tudo bem com sua saúde e demonstrou receio de fazer o exame. “Como moro na área rural, eu não tinha informação sobre a necessidade dessa consulta. Por meio das enfermeiras de unidade de saúde, fiquei sabendo da importância dela e agora vou torcer para que esteja tudo bem com minha saúde”, conta a dona de casa.

Como funciona a triagem de pacientes

Quando uma mulher vai a uma unidade de saúde para se consultar ou acompanhar outra pessoa que será atendida, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde para as enfermeiras é a de que questionem se já fizeram teste preventivo no corrente ano. Em caso de resposta negativa, o exame é agendado e realizado nesta própria unidade, que encaminha o material colhido para o laboratório central do município.

A enfermeira da Unidade de Saúde São Marcos, Kelen Machado, conta que apesar da resistência de muitas mulheres, a maioria aceita realizar o exame preventivo por entender que é uma medida de prevenção. “Aquelas que são encaminhadas para mamografia também procuram vencer o preconceito e o medo de expor o corpo para a equipe médica, entendendo que a melhor forma de prevenção é o acompanhamento anual realizado por meio de exames e de atendimento especializado”, explica Kelen. “Há casos em que os maridos não aceitam que suas esposas sejam submetidas a essas consultas, mas pouco a pouco estamos conseguindo transformar essa mentalidade”.

No caso da mamografia, é realizado um agendamento bimestral em cada Unidade de Saúde. Na data marcada, um ônibus da Prefeitura passa nas unidades e leva as pacientes para o local onde o exame será realizado. O resultado vai direto para a Unidade requerente e, se necessário, a paciente é encaminhada para a avaliação de um mastologista.

História de superação

De acordo com a Marisa Bandeira, médica ecografista da Clinimage, a mamografia é importante para que exista a possibilidade de tratamento e de cura para as portadoras de câncer. “Ela deve ser feita anualmente a partir dos 35 anos de idade. Contudo, isso não impede que as mulheres realizem o auto-exame frequentemente e tenham o costume de reconhecer qualquer tipo de nódulo ou caroços pelo corpo”, alerta.

Um exemplo de como o diagnóstico precoce pode contribuir com a cura de mulheres portadoras de câncer de mama é o caso da dona de casa Eva Maria da Silva, de 59 anos. Ela tinha sido submetida ao exame há dois anos, descobrindo um nódulo irregular em uma das mamas. Eva foi submetida a uma mastectomia e agora passa bem. Ela continua recebendo acompanhamento gratuito do município, realizando consultas de rotina para evitar o retorno da doença.


Quem desejar realizar o exame preventivo de câncer de colo de útero e/ou de mama gratuitamente, deve comparecer munido de documentos na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e agendá-lo com a equipe técnica responsável.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais