Nova UBS Central foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (08)
11-03-2024 13:07

Na manhã desta sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, a administração pública de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Central – Paulino Siqueira Cortês.

Localizada no mesmo endereço da Unidade anterior, Rua Dona Izabel A Redentora, nº. 1.629 – Centro, a nova estrutura conta com dois pavimentos, elevador, 12 consultórios, sala de amamentação, fisioterapia, odontologia, farmácia, auditório, emergência, coleta, curativo, observação, além de teleatendimento e uma sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), recepção e sala de espera.

A Unidade, que realiza cerca de 9.600 atendimentos por mês, conta ainda com sistema de energia fotovoltaica, que é responsável por transformar a luz do sol em eletricidade. Durante a solenidade de inauguração da UBS Central – Paulino Siqueira Cortês, também foram entregues duas ambulâncias que contribuirão para o atendimento oferecido aos são-joseenses.

A secretária municipal de Saúde – Débora Chemin, agradeceu ao trabalho de toda a equipe da pasta para a concretização deste equipamento de saúde e reforçou a importância de ações como essa, na melhoria constante do SUS. “Hoje estamos realizando o sonho de um time que trabalhou muito para essa conquista para o município. Equipamentos como esse fazem um SUS digno, com qualidade, pois o SUS é entrega, dedicação, amor e acolhimento”, comentou.

Débora ainda destacou que, além do trabalho contínuo das equipes de saúde, é preciso encontrar as condições ideais de trabalho, e esse foi o diferencial para a conquista da nova UBS Central. “Foi nesta gestão, da prefeita Nina Singer, que encontramos a força necessária para melhorar cada vez mais a Saúde da cidade, ela nos deu e nos dá condições de trabalho para atender cada vez melhor nossa população”, finalizou.

Membros do Conselho Municipal de Saúde também estiveram presentes na solenidade, e na ocasião, o presidente da entidade – Robson Jamaica parabenizou a entrega da nova Unidade e reafirmou o compromisso do Conselho em ajudar a construir uma Saúde cada vez melhor para os são-joseenses. Representando o Poder Legislativo Municipal, o Vereador Abílio Alves ressaltou que a magnitude da UBS Central é muito mais do que os olhos podem ver materialmente, é o resultado de muito trabalho, e que a população está grata pelo novo equipamento.

O deputado estadual Thiago Bührer destacou que a realização de obras como a da nova UBS Central – Paulino Siqueira Cortês é a consequência de um conjunto de ações e articulações com o interesse comum de atender as necessidades da população. “Lembro que inicialmente era um projeto para reformar essa unidade, mas estudos mostraram que era melhor e assertivo a construção de uma nova unidade. Neste interesse, a prefeita Nina Singer abraçou a ideia e o trabalho foi iniciado com recursos federais, estaduais e aporte de recursos municipais, isso é política, pois política se faz junto, e estamos aqui para assistir nossa população”, falou Thiago. O ex-deputado federal Leopoldo Meyer, também presente na solenidade, disse estar feliz ao ver a realização desse projeto, que quando legislava destinou recursos para essa conquista de hoje.

A prefeita Nina Singer enalteceu seu sentimento de gratidão aos trabalhadores da saúde municipal, e afirmou que conquistas como da nova UBS Central fazem a diferença positiva na Saúde de São José dos Pinhais. “Sempre destaquei a importância e o compromisso de fortalecer a Atenção Primária a Saúde, com novos equipamentos e com médicos e equipes de saúde nas unidades, a população merece. Essa Unidade representa avanço e conquista, respeito ao cidadão e aos servidores da nossa Saúde”, afirmou Nina.

Em todas as falas apresentadas durante a solenidade, diversas homenagens foram feitas às mulheres, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Vale ressaltar que pouco mais de 70% dos servidores da Saúde do município são mulheres. Na ocasião também foram assinadas as Ordens de Serviço para a retomada das obras das UBS’s Vila Nova e Urano.

Presentes na inauguração da UBS Central – Paulino Siqueira Cortês, o vice-prefeito Professor Assis, secretários municipais, diretores de departamentos, servidores da Saúde, vereadores e seus representantes, e a população em geral.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais