Nova unidade do Conselho Tutelar no Guatupê
03-04-2024 12:33

A fim de garantir os direitos e a proteção de crianças e adolescentes, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), inaugurou na tarde desta terça-feira (02) a terceira unidade do Conselho Tutelar no município. Situada no Guatupê, a nova instalação marca um avanço significativo na ampliação da cobertura e acessibilidade dos serviços de proteção e promoção dos direitos infantojuvenis.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, membros da sociedade civil e profissionais que atuam na área da infância e adolescência. A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou o papel fundamental do Conselho Tutelar do município e os esforços da gestão em expandir o atendimento em outras áreas da cidade.

“Essa nova unidade do Conselho Tutelar veio para descentralizar a unidade do Afonso Pena, que acumulava trabalhos e grandes filas de espera. É necessário estar mais próximo da comunidade local e trabalhar para assegurar os direitos das crianças e adolescentes”, afirmou a prefeita.

A nova unidade possui uma equipe composta por cinco profissionais que atendem os bairros Guatupê, Borda do Campo, Cristal, Dom Rodrigo, Ipê, Colônia Mergulhão, Roseira de São Sebastião e Área Rural II. Segundo a secretária de Assistência Social, Jéssica Malaquias, o município agora conta com 15 profissionais capacitados para melhor atendimento dos cidadãos. “Nós contávamos com 10 conselheiros. Com a inauguração do Conselho Tutelar Guatupê, teremos mais cinco agentes. Essa iniciativa visa garantir mais agilidade e qualidade no serviço de proteção às crianças e adolescentes”, explicou.

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar desempenha um papel essencial na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, atuando na fiscalização e no encaminhamento de casos de violação desses direitos, além de oferecer apoio e orientação às famílias em situação de vulnerabilidade. Com a inauguração da nova unidade no Guatupê, a capacidade de atendimento do órgão é ampliada, possibilitando um acompanhamento mais próximo e eficaz das demandas da comunidade local.

“Precisamos que a população não tenha medo de trazer as demandas pra gente, pois a responsabilidade de cuidar das crianças e adolescentes é dos pais/responsáveis, do conselho e da sociedade. Quem vive as violações de direito deve nos relatar para agirmos da melhor forma possível”, enfatizou a coordenadora do Conselho Tutelar Guatupê, Elisabete de Paula.

Presenças

Estiveram presentes na inauguração da terceira unidade do Conselho Tutelar, os vereadores Fátima de Paula e Professor Abelino, demais conselheiros tutelares e servidores municipais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais