Novo Terminal de Ônibus Metropolitano Afonso Pena
10-01-2023 15:25

Um sonho da população de São José dos Pinhais vai sair do papel: o novo Terminal de Ônibus Metropolitano Afonso Pena. A obra representa um investimento de R$ 21,3 milhões e será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (AMEP).



A assinatura da ordem de serviço para construção do novo Terminal Afonso Pena foi realizada na manhã desta segunda-feira (09), no mesmo local em que será realizada a obra, na Rua Anneliese Gellert Krigsner, esquina com a Avenida Rui Barbosa, no bairro Iná, a um quilômetro do atual espaço.



O atual espaço atende mais de 25 mil usuários/dia, com uma área total de 3.178 m², sendo 1.782 m² de área coberta. O novo Terminal de Ônibus Metropolitano Afonso Pena será três vezes maior, contemplando 18.389,57 m² de área total e 5.979,12 m² de área construída.



“São José dos Pinhais merece pelo seu crescimento e pela importância que tem para o desenvolvimento econômico não só municipal, mas também da Região Metropolitana de Curitiba e do Paraná. Então esse é um grande projeto, que vai beneficiar milhares de pessoas todos os dias, com uma estrutura urbanística para facilitar a vida do cidadão”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.



O novo Terminal Afonso Pena contará com estacionamento, bicicletário, área de recreação, parque infantil, academia ao ar livre, 16 lojas e 26 plataformas de operação.



A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, explicou que o terreno foi adquirido em 2006 pela prefeitura, mas só agora a obra sai do papel. “Será um grande avanço para a cidade, que vai ampliar de 12 para 26 plataformas de ônibus, proporcionando mais linhas, mais comodidade e serviços para a população, além de fazer uma melhor integração com a Região Metropolitana”, afirmou.



A nova estrutura trará melhor arranjo das linhas, evitando sobreposições nos atendimentos e, desta forma, proporcionando melhor distribuição das viagens realizadas, considerando as regiões que são atendidas pelo Terminal Afonso Pena através do Terminal Boqueirão, Terminal Pinhais, Terminal Piraquara e da ligação com o Centro da capital paranaense através do Terminal Guadalupe, bem como a melhoria na oferta das ligações alimentadoras nos bairros adjacentes.



Presenças



Participaram da assinatura da ordem de serviço para construção do novo Terminal Afonso Pena o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o vice-governador, Darci Piana; o vice-prefeito Professor Assis, o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; deputados estaduais e federal eleitos; vereadores da cidade e prefeitos da região.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais