Novos radares entram em operação nesta sexta-feira (5)
05-05-2023 12:28

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (SEMUTT) – Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), realizou por um longo período estudos técnicos para implantação de fiscalização eletrônica por meio de radares fixos, conforme previsto na Resolução 798/2020 – Contran.



Atualmente o município conta com pontos de fiscalização por meio de radares, em trechos das seguintes ruas: Joaquim Nabuco, Avenida das Torres, R. Scharffenberg de Quadros, Com. Av. José Paulo Lepinski, Avenida Rui Barbosa, Alameda Arpo e Avenida das Américas.



A partir desta sexta-feira, 5 de maio, novos radares entrarão em operação, veja na imagem.



Critérios técnicos para implantação de radares



O município, orientado pela Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), o qual dispõe sobre requisitos técnicos para a fiscalização da velocidade de veículos automotores, realiza estudo técnico na via eo local a ser melhorado o redutor de velocidade, considerando os índices de sinistros (acidentes de trânsito), os polos geradores de trânsito (empreendimentos de grande concentração de veículos e pessoas), a própria via que contribui para a interferência e velocidade, ou preferência frequente dos municípios reivindicando alguma intervenção de redução de velocidade no local do radar a ser aprimorado.  



Controles de velocidade e segurança no trânsito



Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade é um dos fatores que mais matam e deixam sequelados no trânsito, neste sentido, a principal função dos controladores de velocidade é justamente fazer com que os veículos motorizados respeitem a velocidade da via, gerada em mais segurança para os usuários do trânsito, principalmente os mais difíceis como os pedestres e os ciclistas.



Os radares não são aprimorados apenas com o intuito de multar, mas também para contribuir na mudança de comportamento dos usuários que costumam exceder a velocidade da via, avançar o semáforo vermelho ou parar sobre a faixa de pedestres, sendo estas infrações coletadas pelo equipamento de fiscalização eletrônica.



O controle da velocidade nas vias através da fiscalização, seja por agentes de trânsito ou por equipamento eletrônico de fiscalização, tem por objetivo salvar vidas e reduzir a gravidade nos acidentes de trânsito.



Se o condutor mudar seu comportamento, respeitando a velocidade não somente nos radares, mas em toda a extensão da via, ele não apenas estará incentivando a reduzir os índices de mortos e feridos no trânsito, mas também estará circulando em conformidade com as leis e normas de circulação da via em que trafega.



Metas para redução de mortos e feridos no trânsito



Além da OMS, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do órgão municipal de trânsito – DEMUTRAN, para ações de controle de velocidade no município, segue critérios estabelecidos por outros órgãos nacionais e internacionais, sejam eles:



A Organização das Nações Unidas  (ONU),  estabeleceu a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito (2021 a 2030), onde a meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. Entre as principais recomendações da Década Mundial é o controle de velocidade no trânsito, sendo este um objetivo global, ou seja, até 2030, reduzir à metade, a proporção de veículos trafegando acima do limite de velocidade e reduzir as lesões e mortes relacionadas à velocidade .

Segunda Conferência Global sobre Segurança no Trânsito em Brasília,  recomenda adotar e implementar radares com câmeras e outros parâmetros de restrição de velocidade para estabelecer limites seguros e capacidade para cada via.

Plano Nacional de Mobilidade Urbana,  institui como um dos princípios a eficiência, eficácia e segue na circulação urbana e determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política da mobilidade urbana e principalmente, dispõe sobre as infraestruturas de mobilidade urbana, sendo uma delas os instrumentos de controle de fiscalização.  

Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)  define como meta, em até dez anos, reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de veículos e por grupos de habitantes. Ainda, existe sobre a estimulação do cumprimento de regras, eliminando comportamentos de risco com ações que visam ampliar os modelos de controle de velocidade, aprimorando e incorporando novas tecnologias de fiscalização, assim como instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica em pontos críticos identificados por estudos realizados anterior.



Confira os locais onde já estão em operação os redutores de velocidade no site da Prefeitura de São José dos Pinhais http://www.sjp.pr.gov.br/secretarias/secretaria-transporte-e-transito/departamento-de-transito/ – Fiscalização Eletrônica. O munícipe também terá acesso a outras informações como estudos técnicos realizados para a implantação de cada equipamento.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais