O dia foi marcado com as Sessões Solenes de posse dos Poderes Legislativo e Executivo
06-01-2005 19:40

1.º de Janeiro

O ano de 2005 começou em São José dos Pinhais com posse e eleição do Poder Legislativo, e cerimônia de posse do prefeito Leopoldo Meyer. Ambos os eventos se realizaram no sábado, 1.º de janeiro, na Câmara Municipal, com ambas sessões lotada de autoridades, convidados e jornalistas.
A eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo, que aconteceu às 17h30, foi presidida por José Vieira, vereador mais votado nas eleições de outubro, que convidou Mari Lúcia Stoco para secretariar. A sessão teve início com a eleição do presidente, Assis Manoel Pereira (PSDB), que conquistou 11 dos 13 votos existentes. O mesmo número de votos foram obtidos pela segunda secretária Mari Lúcia Stoco (PFL), e pelo corregedor, Joel Almeida (PSDB).
O vice-presidente, José Donizete Fraga (PMDB), teve 10 votos e o primeiro secretário, Carlos de Castro (PFL) nove. A pose dos outros nove vereadores eleitos aconteceu logo em seguida, sendo empossado: Ailton Alves de Oliveira (PMDB), José Vieira da Silva (PTB), Jairo Mello (PDT), Marcos Vieira (PP), Tarcísio Klettemberg (PFL), Sylvio Monteiro (PMDB) e Walber Mulbak (PFL).
Depois de tomar posse, o vereador eleito Áuro Luís Ferreira de Paula (PSDB) licenciou-se para ocupar a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, devendo assumir em seu lugar o primeiro suplente de sua coligação, Carlos Machado (PSDB). Atualmente cumprindo recesso parlamentar, a Câmara Municipal voltará a realizar sessões normais a partir de 15 de fevereiro.

Leopoldo Meyer assume o Poder Executivo

A Sessão Solene de posse do Poder Executiva aconteceu por volta das 20h30. Ao ser investido no cargo de prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer declarou emocionado: “Hoje é o dia mais feliz de minha vida pública”. O engenheiro de 55 anos, Meyer foi eleito em outubro de 2004 com 60% dos votos válidos.
O novo prefeito foi conduzido à Mesa Diretora para assinar o Termo de Posse juntamente com o vice-prefeito Antônio Benedito Fenelon, mais conhecido como Toninho da Farmácia. Ali mesmo, entre vários pronunciamentos, Meyer empossou os seus 14 secretários, o chefe de Gabinete, à procuradora geral e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano, IDU.
Em seu primeiro pronunciamento oficial como prefeito, Meyer fez uma detalhada explanação de sua carreira política, desde que foi secretário de Viação e Obras Públicas pela primeira vez, na gestão de Moacir Piovesan, passando pela Câmara de Vereadores e depois retornando à Secretaria de Viação e Obras Públicas durante os oito anos do governo Setim.
O novo prefeito disse que o progresso de São José dos Pinhais vai continuar e que ele, seu vice e sua equipe de governo estão preparados para enfrentar os desafios. Meyer falou com satisfação e orgulho de sua cidade, “a cidade de todos os são-joseenses, daqueles que aqui nasceram e daqueles que para aqui vieram construir suas vidas”. Discorreu sobre a importância da localização estratégica de São José dos Pinhais, de suas modernas rodovias, do Aeroporto Internacional Afonso Pena, da proximidade com o Porto de Paranaguá, estruturas necessárias para o escoamento da sua produção primária, comercial e industrial.
Meyer também elogiou a visão empresarial daqueles que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos são-joseenses. O prefeito destacou a participação de seu vice, Antônio Fenelon, que muito irá contribuir para levar os serviços da Prefeitura para todos os são-joseenses. Agradeceu e pediu a Deus para que continue ajudando o Município. Meyer falou de sua esposa e filhas e de toda a família, especialmente da mãe: seu exemplo de vida. Terminou seu pronunciamento com um grande “Viva São José dos Pinhais”.
Ao longo de toda a solenidade de posse do Poder Executiva, diversas personalidades se pronunciaram. O vereador Áuro Luís Ferreira de Paula (PSDB), já indicado para ocupar a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo, falou em nome do Legislativo. Em seu pronunciamento, Luiz Carlos Setim realizou um balanço sobre os oito anos de sua gestão. O vice-prefeito destacou a importância de Setim para São José dos Pinhais ao chamá-lo de “eterno prefeito”. Setim finalizou seu pronunciamento ao anunciar as suas expectativas políticas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais