O mundo mágico do Egito, vivo no Museu Municipal Atílio Rocco
19-09-2005 15:08

A exposição “Desvendando o antigo Egito” permanecerá aberta até o dia 19 de novembro

A semana começou memorável em São José dos Pinhais com a abertura na manhã de 19 de setembro da exposição “Desvendando o Antigo Egito”. A mostra permanecerá até o dia 19 de novembro no Museu Municipal Atílio Rocco. São mais de 40 peças que retratam o mundo milenar na Egito. Esta exposição é a realização do pedido de cerca de 60% dos freqüentadores do Museu que solicitaram mostra sobre o Egito.

Durante a abertura, o diretor do Museu, André Sada, destacou o apoio das autoridades municipais no incentivo a cultura local. Sada salientou a participação da população na cerimonia, a presença do diretor do Ideal/Pilares, Ernesto Wiens, entidade que realizará no dia 30 de setembro a 1.ª Pilartes, a fascinação da civilização egípcia e finalizou falando sobre a construção do anexo ao Museu e de projetos que visam descentralizar o acervo histórico do Município.
A secretária de Cultura, Lucimar N. Feitosa Zanon, mencionou a valorização da cultura em São José dos Pinhais, falou sobre a história da humanidade e sua importância na preservação do conhecimento e da cultura da sociedade. A secretária finalizou agradecendo o apoio do Museu Egípcio Rosa Cruz.

O prefeito em exercício de São José dos Pinhais, Toninho da Farmácia, brincou que a sua pessoa tem mais a ver com a agricultura do que a cultura. Toninho enfatizou o compromisso da administração em construir uma cidade melhor para todos, e em todos os setores, e finalizou parabenizando todos que fizeram e fazem a cultura em São José dos Pinhais.

Doutorando na milenar cultura egípcia, Maurício Elvis Schneider, palestrou sobre a história do Egito, destacando a importância do rio Nilo para o desenvolvimento do Egito. Segundo o egiptólogo, “o Egito é um grande Museu ao céu aberto”, e finalizou a importância de se conhecer as origens da humanidade.

Também participou da abertura, representando a Secretaria Estadual da Cultura, Clarete Maganhotto, que destacou a administração de André Sada e a importância dessa mostra para São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais