Operação conjunta combate furto de fios de cobre
18-09-2023 17:10

Uma operação conjunta foi realizada nesta segunda-feira (18), em locais de reciclagem de lixo na região do Guatupê, em São José dos Pinhais. Realizada pela Polícia Civil em parceria com a Guarda Municipal (GM), as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Finanças e a Copel, o objetivo da ação foi combater os receptadores de fios de cobre roubado.

Segundo a GM, a operação não se limitará ao Guatupê; ela será estendida a outras áreas, tanto urbanas quanto rurais, afetadas por esse problema. Além disso, a operação é um recado de que qualquer envolvimento na comercialização de cobre roubado resultará em ações legais rigorosas.

“O roubo de fios de cobre tem sido frequente no município e prejudica significativamente a população, causando interrupções no fornecimento de energia elétrica e internet, além de afetar obras da construção civil”, afirma o chefe de operações da Guarda Municipal, GM Barreto.

A operação verificou ainda questões ambientais relacionadas ao gerenciamento de resíduos, alvarás de funcionamento, potenciais focos de zoonoses e possíveis pontos de proliferação de dengue na cidade.

“Essa ação conjunta reforça o compromisso das autoridades municipais e da administração pública com a segurança da comunidade e a preservação do meio ambiente, demonstrando a importância da colaboração de diferentes órgãos na manutenção da ordem e do bem-estar da população”, enfatiza Barreto.

A Prefeitura de São José dos Pinhais orienta a população que denúncias de furto devem ser feitas pelos telefones 153 (GM) ou 190 (Polícia Militar).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais