Outubro Rosa: Campanha de prevenção ao câncer de mama
03-10-2023 13:39

O câncer de mama é o mais comum em mulheres de todo o mundo, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam 73.610 novos casos da doença 2023, o que significa um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. O Paraná, segundo dados do INCA e do Ministério da Saúde divulgados pelo Portal Bem Paraná, deve registrar até 2025 cerca de 3.650 novos casos de neoplasias de mama.

Sabendo da importância de conscientizar a população sobre autocuidado e prevenção, a Prefeitura de São José dos Pinhais apoia a Campanha Outubro Rosa. O câncer de mama é uma doença em que a multiplicação desordenada de células da mama gera células anormais, formando um tumor. O diagnóstico precoce é a melhor forma de identificar a doença em estágios iniciais, o que contribui para tratamentos menos invasivos e mais efetivos.

Sintomas

O tumor apresenta sintomas que podem ser percebidos no autoexame (toque) realizado pela própria mulher ou nas consultas de rotina com o médico ginecologista. Na maioria dos casos, os sintomas são:

Nódulo ou caroço fixo, geralmente endurecido e indolor,

Pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Saída de líquido espontânea e anormal dos mamilos.

Apesar de raro, o câncer de mama também pode afetar os homens, representando 1% dos casos totais.

Como se prevenir

Ter uma alimentação saudável;

Evitar o uso de tabaco e bebidas alcoólicas;

Manter o peso corporal saudável;

Amamentar sempre que possível;

Realizar atividades físicas;

Realizar consultas frequentes com um médico ginecologista.

Tanto o exame clínico das mamas (mamografia), quanto o preventivo de câncer do colo do útero, estão disponíveis durante todo ano na rede pública de saúde do município Casos confirmados de câncer na cidade são encaminhados ao Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba, onde é realizado o tratamento.

“O protocolo municipal diz que as mulheres de 40 a 69 anos procurem anualmente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar a mamografia de rastreamento. As mulheres que tenham histórico familiar ou que estiverem com algum dos sintomas, devem procurar a UBS antes dessa idade” destaca a responsável pelo Apoio Técnico da Saúde da Mulher, Dania Brocardo.

Outubro Rosa

O objetivo do Outubro Rosa é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo ações de conscientização sobre as doenças, proporcionando acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade que, de acordo com o relatório do INCA, alcançou 11,8% no Brasil em 2022.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais