Paço Municipal recebe Colmeia Urbana
07-06-2024 13:44

No último dia 5 de junho, em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São José dos Pinhais deu um passo significativo em direção à preservação ambiental com a instalação da 116ª colmeia urbana no Paço Municipal. A iniciativa faz parte do Programa Colmeias Urbanas, que introduz abelhas nativas sem ferrão em escolas e espaços públicos.

O programa, que visa promover a Educação Ambiental, tem como foco a instalação de colmeias de meliponíneas — abelhas nativas sem ferrão — em unidades municipais de Educação. Esse projeto destaca a importância desses insetos para o equilíbrio ecossistêmico e desempenha um papel fundamental na preservação desses polinizadores essenciais.

“A instalação da 116ª colmeia urbana representa nosso compromisso com o futuro e a sustentabilidade. As abelhas nativas são essenciais para a manutenção da biodiversidade, e por meio deste programa, queremos educar e conscientizar nossa população sobre a importância desses pequenos, mas poderosos agentes polinizadores”, afirmou a prefeita Nina Singer.

As abelhas são responsáveis pela polinização, processo que garante a produção de frutos e sementes, além da reprodução das plantas. Estima-se que cerca de 90% dos alimentos do mundo dependam da polinização por abelhas, tornando-as essenciais para a agricultura e para a manutenção da biodiversidade global.

Com aproximadamente 420 espécies de abelhas nativas sem ferrão, das quais 300 são encontradas no Brasil e 100 estão em risco de extinção, o programa Colmeias Urbanas representa um esforço para a reintrodução e preservação desses polinizadores em seus habitats naturais. O projeto também busca esclarecer a população sobre a importância das abelhas nativas na polinização e incentivar a criação de colmeias, promovendo a autossustentabilidade dessas instalações.

“O programa Colmeias Urbanas é uma iniciativa pioneira que une esforços para a conservação das espécies meliponíneas. Com a iniciativa, estamos sensibilizamos a comunidade sobre a importância da conservação ambiental”, destacou Ahirton Junior, secretário municipal de Meio Ambiente.

Ao instalar colmeias urbanas, a Prefeitura de São José dos Pinhais está contribuindo para a proteção das abelhas nativas e também criando oportunidades educativas e de conscientização para a população, garantindo um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais