Palestra sobre a Campanha de Vacinação é realizado para especialistas que irão participar da mobilização
11-08-2004 21:02


A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Saúde realizou nesta quarta-feira dia 11 de agosto, uma palestra de treinamento para os coordenadores das Unidades de Saúde, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O treinamento teve como objetivo definir metas referente a Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil e Campanha de Segmento de Vacinação contra o Sarampo.
A mobilização estará acontecendo no período de 21 de agosto a 3 de setembro, onde todas as crianças de zero a quatro anos de idade têm um compromisso inadiável. Comparecer aos postos de saúde para participar da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
Desta vez o Ministério da Saúde fará um apelo especial. Além da gotinha contra a pólio, as crianças vão receber também a vacina tríplice viral, que protege do sarampo, da rubéola e da caxumba. O atendimento será realizado no horário de funcionamento normal dos postos, das 8h às 17h.
É fundamental que conscientizemos a população da importância da vacinação, como mecanismo eficaz para a prevenção de doenças, onde é oferecida gratuitamente nos serviços de saúde públicos do município.
A proposta do Ministério da Saúde é completar a proteção das crianças contra a poliomielite e protegê-las também do risco da importação do sarampo. Todas as crianças, mesmo as que tomaram a vacina na primeira etapa da campanha deste ano, precisam receber a segunda dose contra a pólio.
A campanha de vacinação é uma atividade realizada em curto período de tempo com vários objetivos como: a erradicação de doenças como a pólio e o sarampo; controle de epidemias; controle da incidência de doenças. Além das campanhas, para atingirmos esses objetivos é fundamental mantermos altas coberturas vacinais de rotina no município. Assim, é importante que a população participe das campanhas, e ao mesmo tempo compareça aos serviços de saúde para atualização da carteira de vacinação.
Segundo o chefe da Vigilância Epidemológica, Marion B. de Araújo, “a nossa meta em São José dos Pinhais é vacinar 101% no município, pois vacinar 80% da crianças é correr o risco de que outras crianças adquiram a doença e acabem contaminando outras pessoas que por ventura não se protegeram. São José dos Pinhais tem que ser exemplo em vacinação e segurança na saúde de crianças até quatro anos” finaliza o médico.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais