Poloneses chegam segunda para mais uma visita de intercâmbio com cidades brasileiras
27-02-2004 13:32


Uma comitiva de 26 autoridades e personalidades polonesas chega nesta segunda-feira a São José dos Pinhais, para cumprir mais uma etapa da visita que desde o dia 23 faz ao Brasil, a convite da Associação Cultural Polônia-Brasil, presidida por Leonardo Tyscka Neto – uma das mais importantes de todas as que já vieram, levando-se em conta a importância dos cargos ocupados em todo aquele país do Leste Europeu. Os poloneses foram recepcionados no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, e desde então desenvolvem uma extensa programação em Santa Catarina e no Paraná, tour que deverá culminar com uma visita a Foz do Iguaçu.
Após o Carnaval, a comitiva está visitando algumas cidades do Paraná e Santa Catarina, incluindo Jacinto Machado, Itaiópolis e Porto Amazonas. Em São José dos Pinhais, a delegação será recebida pelo prefeito Luiz Carlos Setim, visitando os principais pontos da cidade e de Curitiba durante todo o dia. Na quarta-feira pela manhã, os poloneses vão conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, em Paranaguá, seguindo após para Guarapuava e Foz do Iguaçu. O programa de intercâmbio de São José dos Pinhais com a Polônia vem sendo desenvolvido desde 1977, com resultados altamente positivos.
Toda a programação é organizada em conjunto com a Associação Nacional dos Municípios da Polônia, representada por Grzegorz Josef Siwinski, que veio acompanhado pela esposa Anna Danuta e pelo filho Ryszard Kazimierz. Somente daquele distrito, situado na região central da Polônia (no Brasil equivaleria a um Estado) e que recentemente foi visitado por uma comitiva de autoridades e convidados são-joseenses, vieram 17 personalidades, incluindo o prefeito de Tarnovo, Podgórne Marchlewske.
Outros visitantes são a secretária da Cultura, Katarzyna Marchlewska; o vereador Jaroslaw Stanislaw Dobrowolski; os representantes da Associação Nacional dos Municípios da Polônia, Teresa Daniele Kaczmarek, e da Associação Comercial de Póznan, Stanislaw Kiliánczyk; a médica de família Danuta Hanna Mikolajewski; a professora Alina Kozicka-Baldyga; e a contadora Aleksandra Lewandowska. Também vieram os empresários Piotr Feliks Mikolajewski, Bronislaw Stanislaw, Magdalena Bárbara, Michal Adam, Piotr Adamczak, Andrzej Kantek e a esposa Alicja Maria Kantek, Stanislaw Kilianczyk, Grzegorz Maciej Hempowivcz e Stanislaw Malyska.
Da comitiva polonesa também fazem parte o prefeito de Czestochowa (padroeira da Polônia), Tadeusz Wrona; pelo prefeito de Gniewino (Gdanski), Zbgniew Walczak; pelo prefeito Maciej Lubecki e pelo vereador de Miedziana Góra, Ryszard Antoni; pela represente da Associação dos Municípios em Wroclaw, Maria Konarzewska; pela dentista Maria Janina Goss; e pelo diretor de escola de Wroclaw, Josef Franciszek.
Outros membros são o padre decano de Wroclaw, Zdzislaw Michal; a diretora de escola de Gniewo Gdanski, Maria Bárbara Nawrocka; os dentistas de Ostroleka, Bozena Maria Suchcicka e Wieslawa Zofia Gadomska, o empresário Ryszard Surala e Leon Bokisowicz, de Varsóvia; o chefe de Imprensa de Czestochowa; e o prefeito Antoni Rapacz, de Rabka Zakopane, que recentemente firmou acordo de intercâmbio com a cidade catarinense de Itaiópolis, representada pelo prefeito Alceu Gaio.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais