Portadores de deficiências participam do Rally da Inclusão em São José dos Pinhais
25-05-2010 11:32

Deficientes físicos, mentais, auditivos e visuais mostraram, com muita adrenalina, no 1º Rally da Inclusão, que são capazes de realizar qualquer atividade. Cerca de 30 pessoas com deficiência encararam a lama e foram para a estrada sentir a emoção de uma aventura em um Jeep. Eles foram os navegadores da prova de passeio, que percorreu 40 quilômetros pelo Caminho do Vinho.

O Rally, promovido pelo Jeep Club com a Associação de Deficientes Físicos de São José dos Pinhais e Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), teve como objetivo, além de proporcionar lazer, promover a inclusão dessas pessoas na sociedade. “Qualquer pessoa, independentemente de suas condições pode realizar todas as atividades, e essa é uma forma de chamar a atenção da sociedade para os direitos de integração dos portadores de deficiências”, afirmou a presidente da Unilehu, Andrea Kopper.

Os jeepeiros são treinados para tratar das pessoas com deficiências durante a prova mas, segundo o participante Marcos Coscrato, que pilotou um dos jeeps, não existem limitações, basta ter força de vontade. “Nós é que estamos nos incluindo, eles fazem coisas que a gente não faria”, ressalta. O deficiente visual Rui Carlos de Oliveira, que antes mesmo de começar a trilha já estava sentindo a emoção, afirmou que os deficientes são capazes de realizar todas as atividades. Helio Martins, que já participou de outros dois Rallys em Curitiba diz que é gratificante poder participar de uma ação de inclusão. “Eu estou aprendendo mais do que dando outra coisa em troca. A alegria que eles têm é única”.

Trabalhando a inclusão

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais realiza programas para a inclusão dos portadores de necessidades, como é o caso dos mutirões de emprego para deficientes, que têm garantido um grande número de colocações no mercado de trabalho na cidade. Hoje, estão em aberto na Agência do Trabalhador 40 vagas para a contratação imediata na área de produção em montadoras e 20 para telemarketing, todas para portadores de algum tipo de deficiência.

“O Rally foi mais um dos projetos apoiados pela Prefeitura para que os portadores de deficiência se insiram nas atividades da sociedade, e estar empregado estimula ainda mais essas pessoas para que realizem outras atividades”, afirmou o coordenador do Programa de Apoioa à Pessoa com Deficiência e Presidente da Associação dos Deficientes Físicos de São José dos Pinhais, Vilson Marques.


Fotos: João Fernandes



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais