Praça João Trevizan homenageia legado de empreendedor de São José
26-02-2024 11:45

Em homenagem ao empresário João Trevizan, a Prefeitura de São José dos Pinhais realizou, na manhã desta sexta-feira (23), a inauguração de uma praça que leva seu nome, localizada na esquina das ruas Germano Schlogel e Tenente Luiz de Campos Valejo, no São Cristóvão. O evento reuniu autoridades, familiares e membros da comunidade para celebrar o legado de uma das figuras mais notáveis do município.

A prefeita Nina Singer expressou sua gratidão ao homenagear João Trevizan, ressaltando sua importância para a cidade. “Seu João foi exemplo de generosidade e dedicou-se incansavelmente ao desenvolvimento da nossa cidade. É uma honra eternizar seu nome nesta praça, para que as futuras gerações conheçam sua história e legado”, declarou.

A presença da família de João Trevizan no evento foi marcada por emoção e gratidão. Rita de Cássia Trevizan Meyer, representando os familiares, destacou a importância da homenagem.

“Celebramos a vida e as contribuições inestimáveis de meu pai. Sua dedicação à família e à comunidade é uma fonte de inspiração para todos nós”, expressou Rita

O secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, destacou o significado da inauguração da praça como um testemunho do legado duradouro deixado por João Trevizan. “Esta é mais uma conquista para nossa comunidade, um lugar para ser apreciado e valorizado por todos. Que seja um símbolo de gratidão e um lembrete do potencial transformador que cada um de nós possui”, disse.

O vereador Abílio Alves, autor do projeto que nomeia o espaço em homenagem a João Trevizan, enfatizou a importância do legado deixado pelo empresário: “Seu João foi uma figura exemplar, dedicando-se não apenas ao sucesso de sua empresa, mas também ao bem-estar da comunidade. Esta praça é um reconhecimento merecido de seu impacto positivo em nossa cidade”, declarou.

A Praça João Trevizan não apenas enriquece o patrimônio urbano de São José dos Pinhais, mas também celebra a vida e as realizações de um líder empresarial cujo impacto continua a ser sentido na comunidade. Eliete do Rocio Tavares, 62, trabalhadora do Colégio São Cristóvão, mora em frente à praça desde o 12 anos. Ela conta que antes da revitalização, o local era mal cuidado e depósito de lixo.

“Nós, moradores, estamos muito felizes com esse espaço novo, limpo, com flores e bancos, ideal para as crianças brincarem. São José dos Pinhais está de parabéns pela iniciativa”, afirmou Eliete

Totalmente revitalizada, a Praça João Trevizan se destaca como um ponto de encontro para as famílias, proporcionando um ambiente tranquilo e agradável, repleto de grama, árvores, bancos e lixeiras, ideal para momentos de convívio e lazer.

Presenças

Estiveram presentes na inauguração da Praça João Trevizan os familiares do empresário, incluindo as filhas Ruth do Carmo Trevizan Mertens e Rose Carmen Trevizan, genros, incluindo o ex-prefeito de São José dos Pinhais e ex-deputador federal, Leopoldo Meyer, além dos netos e bisnetos. Também participaram os secretários municipais de Recursos Materiais e Licitações, Rafael Rueda Muhlmann; de Comunicação, André Gabardo; de Administração e Recursos Humanos, Luiz Keppen; de Transportes e Trânsito, Lucas Pigatto; de Esporte e Lazer, Leandro Quevedo; o vereador Luiz Monteiro; o coordenador das Subprefeituras, Luiz Paulo; o pároco da Catedral de São José dos Pinhais, Padre Aleixo e o presidente do Conselho de Pastores (Conpas), Ezequiel de Barros Lage.

Sobre João Trevizan

Nascido em 14 de agosto de 1926, em São José dos Pinhais, João Trevizan sempre teve uma forte ligação com sua família. Casou-se com Ugilda Domingas Zen Trevizan e tiveram quatro filhas: Rita de Cássia Trevizan Meyer, Ruth do Carmo Trevizan Mertens, Rose Carmen Trevizan e Regina Cléia Trevizan Socachewsky.

Iniciou sua carreira profissional na empresa de distribuição de bebidas de seus pais, transformando-a na produtora de aguardente “Trivizan”. Mais tarde, em 1978, expandiu os negócios incorporando a Indústria e Comércio Senegaglia S/A, que posteriormente se tornou Metalgráfica Trivizan S/A, fabricante de latas para embalagens industriais.

Além de sua dedicação ao trabalho, João era ativo na comunidade, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento de São José dos Pinhais. Participava ativamente de atividades sociais e culturais, sendo sócio honorário do Rotary Club e tendo papel relevante em várias instituições locais, como o Hospital e Maternidade São José, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, a Legião Brasileira de Assistência e a ACIAP de São José dos Pinhais. Sua vida foi marcada pela dedicação ao trabalho e ao bem-estar da comunidade.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais