Prazo para entrega de Planos de resíduos acaba nesta sexta-feira 29
27-07-2005 19:17


Nesta sexta-feira 29 de julho, acaba o prazo para os profissionais da área de saúde entregarem ao órgãos competentes os seus planos de resíduos.Devido a resolução federal 306 da Anvisa, e 358 da Conama, que já estão em vigor, a responsabilidade de providenciar a coleta dos resíduos, é dos próprios profissionais que gerarem este material.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente, disponibilizaram, durantes três meses, a coleta gratuita dos resíduos aos consultórios e clínicas, dando mais tempo para estes profissionais se enquadrarem às novas leis.
E também para orientar e facilitar o trabalho destes profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Saúde Comunitária, elaborou uma cartilha informativa, com todas as informações necessária para se adaptar a nova resolução. Este trabalho realizado pelos profissionais da Secretaria de Saúde, tornou-se modelo estadual em referência aos passos e cuidados a serem tomados com os resíduos de saúde. Além desta cartilha, a Secretaria de Saúde também desenvolveu com os profissionais que geram resíduos de saúde, encontros, palestras orientativas e treinamento, e hoje o resultado já é visível, com a redução da produção de lixo hospitalar, diminuição de acidentes no manuseio do material, maior reciclagem, beneficiando com isso o meio ambiente.
São considerados geradores de resíduos de saúde, todos os Serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de atendimento domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamento; serviços de medicina legal; drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centro de controle de zoonozes; distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, dentre outros similares.
O Plano simplificado de Geração de Resíduos se encontra em um link na página oficial da Prefeitura Municipal. O endereço eletrônico é http://www.pmsjp.pr.gov.br/


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais