Prefeito Leopoldo Meyer recebe visita de representantes da Associação Reciclar
11-03-2008 13:57

Na tarde da última segunda-feira (10), o prefeito Leopoldo Meyer se reuniu com representantes da associação de trabalhadores com matérias recicláveis e meio ambiente de São José dos Pinhais (Reciclar) e com os secretários de Meio Ambiente, Tadeu Motta; Planejamento, Isaldo de Sousa; e a secretária de Promoção Social, Rita Meyer.

Durante o encontro foi discutido o andamento do Programa do Governo Federal “Saneamento para Todos”, que prevê a construção de dois barracões de triagem de resíduos sólidos no município.

Cada um dos barracões terá 1200 metros quadrados e capacidade máxima de 14 toneladas ao dia. A expectativa é que já nos primeiros meses de trabalhos as usinas possam reciclar de oito a dez toneladas por dia.

Os barracões de triagem serão geridos através da parceria entre os governos federal, estadual, municipal e organizações de catadores. O Governo Federal deve disponibilizar até o final do primeiro semestre dois milhões de reais para construção dos barracões, compra de equipamento e capacitação da comunidade. A licitação e o acompanhamento das obras serão de responsabilidade do governo estadual. E o município se torna responsável pela doação dos terrenos e acompanhamento do trabalho junto com as associações de catadores de papel.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Tadeu Motta, o município está em fase de seleção das áreas que irão abrigar os barracões. “Já existem algumas áreas em vista, mas ainda não temos nada definido, a intenção é que estes espaços fiquem em locais estratégicos onde haja uma grande concentração de catadores para que um número maior de pessoas possam ser beneficiadas”, explica.

Por isso, a Prefeitura estão realizando o cadastramento dos catadores de papel do Município. Atualmente já existem 600 pessoas cadastradas, mas a estimativa é que existam 1500 catadores de papel em São José dos Pinhais.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais