Prefeitura anuncia a construção do Hospital Municipal São José dos Pinhais
16-03-2010 18:48

Como parte do plano de reestruturação da saúde em São José dos Pinhais, a Prefeitura já iniciou o projeto de implantação do Hospital Municipal de São José dos Pinhais (HMSJP), novo e amplo complexo que será construído ao lado da Unidade Pré-Hospitalar, na região Sul da avenida Rui Barbosa. No último dia 8, a Prefeitura desapropriou a área de 11 mil metros quadrados escolhida para sediar o hospital.

Com previsão de 200 novos leitos em dois blocos de três andares cada, o HMSJP trabalhará de forma integrada com o Hospital Municipal Dr. Atílio Talamini e o Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, utilizados atualmente pela população. Somados, que oferecem juntos 160 leitos.

O investimento total na obra, que terá início ainda em 2010, é de R$ 27,5 milhões. As informações são do secretário municipal de Saúde, Armando Raggio. “Além da integração, o Atílio e o São José terão inicialmente maior mobilidade de atendimento à população”, explica. O secretário refere-se a determinadas mudanças que acontecerão no atendimento dessas instituições.

“A maternidade atenderá somente no atual São José, onde haverá maior concentração de tecnologia, com berçário e UTI infantil. O Atílio fará o atendimento de situações de menor risco”, define, citando essa como a primeira etapa da remodelação dos hospitais em São José dos Pinhais. A intenção é readequar os espaços, tornando o atendimento mais eficaz.

Novo hospital

Segundo o prefeito Ivan Rodrigues, o novo hospital, denominado Hospital Municipal de São José dos Pinhais, surge a partir da necessidade de modernizar o sistema público de saúde do município. “Não teria sentido reformar o atual São José. Além disso, a localização do HMSJP permitirá total integração com o sistema viário”, detalha, frisando que os hospitais que atendem hoje a população não serão desativados.

A diretora-geral dos hospitais São José e Atílio Talamini, Izabel Cristina Meister Coelho, acredita que a estrutura do HMSJP terá condições de atender plenamente à população pelos próximos 20 anos. “Vamos pensar na evolução da cidade e no acesso do paciente. A principal mudança é o redesenho da estrutura de acesso à saúde”, aponta.

A construção do primeiro bloco do HMSJP está com projeto finalizado e deve ser licitada nos próximos 90 dias. Armando Raggio prevê a finalização da obra no primeiro semestre de 2012.

Detalhes

O novo hospital de São José dos Pinhais será construído em duas etapas, que compreendem os dois blocos do edifício. O projeto arquitetônico é de responsabilidade da secretaria municipal de Urbanismo em parceria com a secretaria municipal de Saúde. Devem ser instalados no primeiro bloco do HMSJP: maternidade, UTI neonatal, berçário de médio risco, centro obstetrício para parto humanizado, salas para parto cirúrgico, salas para consultas e exames, banco de leite e lactário.

No segundo bloco devem se concentrar os serviços hospitalares como internamento, UTI, centro cirúrgico, centro de diagnóstico e exame por imagens, áreas de serviço e setor administrativo.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais