Prefeitura de São José dos Pinhais e Senai unem forças para capacitar jovens para o mercado de trabalho
02-04-2024 12:47

Uma reunião de integração foi promovida pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), na noite da última quarta-feira (27/03), na Usina da Música. Durante o encontro, os 70 jovens selecionados para participar do Programa Jovem Aprendiz Municipal, uma parceria entre a administração municipal e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pela prefeita Nina Singer e demais autoridades municipais.

Nina enfatizou que essa iniciativa é fundamental para valorizar e incentivar os jovens a se qualificarem para se destacarem no mercado de trabalho. “O Programa Jovem Aprendiz Municipal visa capacitar os jovens para o mercado de trabalho e também proporcionar uma oportunidade de crescimento profissional e pessoal, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade”, disse.

Os presentes no evento também participaram de uma palestra motivacional ministrada pelo psicólogo Hugo Rezende, receberam informações essenciais sobre o programa, realizaram a entrega da documentação necessária para a contratação, agendaram o exame admissional e efetuaram a matrícula no curso de Assistente Administrativo, que terá uma carga horária total de 600 horas.

Esses jovens, assistidos pela Secretaria de Assistência Social (Semas), foram selecionados por meio de um Processo Seletivo Simplificado (PSS) e cumprem os requisitos previstos na Lei n.º 4.140/2022 e pelo Decreto n.º 5.639/2023, legislação que institui o programa no município. Os selecionados são provenientes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, com deficiência, em cumprimento de medidas socioeducativas ou que integrem outros programas sociais da cidade, como a Guarda Mirim.

Na integração, estiveram presentes: os secretários municipais da Setrab, Luiz Gustavo S. de Mello; da Semas, Jéssica Malaquias; da Cultura, Marcelo Dal Negro, e o vereador Juliano Martins. Também participaram o gerente da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques, o diretor do Departamento de Trabalho, Erivaldo Gabriel da Silva Junior, a coordenadora pedagógica do Senai Unidade Afonso Pena, Rebecca Honorato Schneck, e a representante da Unidade Afonso Pena do Senai, Juliana Maia da Silva Nascimento, além de servidores das secretarias envolvidas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais