Prefeitura de São José dos Pinhais inicia vistoria de veículos escolares para garantir a segurança dos estudantes
01-02-2024 14:00

No início de cada ano, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (Semutt), realiza uma vistoria nos veículos escolares do município. Com o objetivo de garantir a segurança das crianças que utilizam esses meios de transporte, a equipe responsável iniciou esta semana o processo que visa avaliar mais de 300 veículos, entre vans e ônibus.

A ação engloba uma avaliação abrangente das condições dos veículos e dos prestadores de serviços que desempenham papel crucial no transporte escolar. A análise minuciosa dos itens essenciais de segurança inclui iluminação, sistema de freios, limpadores de para-brisa, pneus, integridade da carroceria, bancos, balaústres, cintos de segurança e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Além das verificações veiculares, os aspectos documentais dos prestadores de serviços, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cursos específicos e regularidade legal, são minuciosamente examinados.

“Os veículos que atenderem a todos os requisitos estabelecidos recebem um adesivo na parte dianteira, indicando que estão autorizados a circular. Aqueles que não cumprem todos os requisitos têm um prazo para regularização. Caso não cumpram, ficam impedidos de realizar o transporte dos estudantes”, afirma o assessor da Semutt, Fabrício Ravaglio.

Ao término das vistorias, a Secretaria de Transportes e Trânsito disponibilizará uma lista completa de todos os veículos no site oficial do município. Esta lista incluirá também os respectivos contatos e itinerários, permitindo que os pais contratem o serviço com a certeza da conformidade com os padrões de segurança estabelecidos.

Vistoria semestral garante qualidade no serviço

Segundo a Semutt, a vistoria semestral desempenha um papel fundamental na proteção das crianças que dependem do transporte escolar. Esta prática garante que tanto os profissionais quanto os veículos estejam em conformidade com os padrões de segurança estabelecidos.

Para obter mais informações sobre o processo de vistoria ou esclarecer dúvidas, os pais podem entrar em contato com o Departamento de Transportes pelo número 3381-6948.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais