Prefeitura de São José dos Pinhais publica edital de PSS para contratação de Jovens Aprendizes Municipais
21-03-2024 12:57

Com o objetivo de proporcionar a inserção de jovens em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio das secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) e de Assistência Social (Semas), criou o Programa Jovem Aprendiz Municipal. A iniciativa foi instituída no município pela Lei n.º 4.140/2022 e pelo Decreto n.º 5.639/2023, em conformidade com a Lei Federal n.º 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

Nesta quarta-feira (20), a Setrab publicou no Diário Oficial do Município o edital de chamamento para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Programa Jovem Aprendiz Municipal. No edital, foram chamados 84 jovens e, desses, serão selecionados 70 jovens com idades entre 14 e 24 anos, provenientes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, com deficiência, em cumprimento de medidas socioeducativas ou que integrem outros programas sociais da cidade, como a Guarda Mirim.

Esses jovens, escolhidos pela Semas, serão contratados pela Prefeitura e terão a oportunidade de realizar atividades práticas nas secretarias municipais, o que possibilitará o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o mercado de trabalho. O Programa Jovem Aprendiz Municipal busca promover a integração desses jovens ao mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

Além disso, os selecionados participarão de um curso de Assistente Administrativo com duração de 600 horas oferecido por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao finalizar a qualificação com aproveitamento, os participantes receberão um certificado de qualificação profissional, proporcionando-lhes melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais