Prefeitura e Senai oferecerão formação técnica-profissional para jovens
15-03-2024 13:32

Uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais com o Senai foi assinada na tarde desta quinta-feira (14), no gabinete da prefeita Nina Singer, com o objetivo de oferecer um curso de Assistente Administrativo com carga horária de 600 horas a 70 jovens, com idades entre 14 e 24 anos. Essa iniciativa faz parte do Programa Jovem Aprendiz Municipal, instituído no município pela Lei n.º 4.140/2022 e pelo Decreto n.º 5.639/2023, em conformidade com a Lei Federal n.º 10.097, de 19 de dezembro de 2000.

Segundo Nina, essa parceria é de extrema importância, pois oferece uma oportunidade única para que os jovens se qualifiquem e ingressem no mercado de trabalho. “O Programa Jovem Aprendiz Municipal representa uma porta de entrada para quem busca o primeiro emprego e é fundamental que olhemos para nossos jovens neste momento, pois são eles o futuro do nosso município. Esta é uma forma de valorizá-los e incentivá-los a alcançar todo o seu potencial”, destacou a prefeita.

Ainda neste mês de março, será publicado um edital informando os selecionados para integrarem o Programa Jovem Aprendiz Municipal, iniciativa que representa um passo importante na construção de um futuro promissor para a juventude são-joseenses.

Programa Jovem Aprendiz Municipal

O Programa Jovem Aprendiz Municipal, coordenado pelas secretarias de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) e de Assistência Social (Semas), tem como objetivo promover a integração desses jovens ao mundo do trabalho, oferecendo oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os participantes serão selecionados pela Semas, que encaminhará jovens provenientes de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade, com deficiência, em cumprimento de medidas socioeducativas ou que integrem outros programas sociais da cidade, como a Guarda Mirim.

Os jovens serão contratados pelo município e terão a oportunidade de realizar atividades práticas nas secretarias municipais, adquirindo experiência e conhecimento em um ambiente de trabalho real. Ao finalizar o curso de Assistente Administrativo com aproveitamento, os participantes receberão um certificado de qualificação profissional, proporcionando-lhes melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Essa parceria com o Senai reforça o compromisso da administração municipal em investir na formação e capacitação dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Presenças

Na reunião, estiveram presentes: o vice-presidente da Fiep, Marcos Dybas da Natividade; o autor do Projeto de Lei que instituiu a iniciativa em São José dos Pinhais, vereador Juliano Martins; o secretário de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab), Luiz Gustavo S. Mello; a secretária de Assistência Social, Jéssica Malaquias; a gerente de Educação Profissional do Senai na Região Metropolitana de Curitiba, Stephanie Bastos; a coordenadora de Educação do Departamento do Senai Regional, Juliana Maia; além de representantes das secretarias envolvidas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais