Prefeitura e Senar lançam Programa Jovem Agricultor Aprendiz na Contenda
04-03-2008 20:21

Parceria firmada entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e o Senar vai beneficiar 40 adolescentes que vivem na Contenda, área rural do Município



A Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná (Senar), lançou na noite de segunda-feira (03) o Programa Jovem Agricultor Aprendiz, no salão da Igreja São Sebastião, na Contenda, área rural do Município.

Quarenta adolescentes que vivem na região serão beneficiados pelo programa que tem como objetivo formar jovens mais conscientes em seu campo de trabalho. O curso terá duração de 144 horas e abordará temas como comunicação, cidadania, gestão rural, conservação de solos, água e meio ambiente, procedimentos de sanidade, silvicultura e pecuária, entre outros.

O curso, que começa hoje (04) e tem término previsto para o mês de julho, será ministrado pelo engenheiro agrônomo e professor, Edson Blum, representante do Senar. Segundo o professor, além de conhecer conceitos e teoria, os participantes também aprenderão na prática o que está sendo ensinado.

“Vamos sujar as botas. Os alunos vão colocar a mão na massa”, disse Blum, complementando que os conhecimentos adquiridos servirão não apenas para aqueles que pretendem continuar no campo, mas também para a vida de cada um já que a idéia é trabalhar a questão de valores com os jovens.

A secretária de Promoção Social, Rita Meyer, falou da descentralização e da evolução dos programas sociais voltados à formação dos jovens oferecidos pela Prefeitura de São José dos Pinhais e da importância para todos os envolvidos. “Nós da Prefeitura e o Senar estaremos trabalhando na formação desses adolescentes para construir uma sociedade mais justa e humana”, disse a secretária lembrando que no próximo dia 11 de março o Programa Jovem Agricultor Aprendiz será lançado também na Malhada.

O vice-prefeito, Toninho da Farmácia, falou da importância da participação da comunidade nos cursos de formação oferecidos pela Prefeitura. “Que bom que vocês aceitaram este desafio de se qualificar”, disse encorajando os jovens.

Toninho da Farmácia também ressaltou que a administração municipal está em todos os cantos da cidade e que mesmo com o crescimento verificado em setores como indústria e comércio, São José dos Pinhais continua mantendo sua vocação rural, daí a importância de se investir na formação dos jovens que vivem no meio rural.

O prefeito Leopoldo Meyer agradeceu a parceria com o Senar e lembrou que é através desta e de outras parcerias que a Prefeitura de São José dos Pinhais leva oportunidades para as pessoas que aqui vivem. “Há um mercado bastante competitivo e é preciso que as pessoas tenham determinação, coragem e vontade de fazer a diferença”, disse.

O prefeito também destacou que é importante investir na infra-estrutura da cidade, mas que muito mais importante é dar autonomia para as pessoas e que, por esta razão, a Prefeitura realiza vários cursos não apenas no Centro, mas também em outras regiões do Município levando oportunidade a todos. “Tenho certeza de que novos horizontes vão se abrir para estes jovens”, enfatizou.

Também participaram do evento a secretária de Cultura, Lucimar Zanon; o secretário de Agricultura em exercício, Loir Valenga; Paulo da Nova, representando o Sindicato Rural; o coordenador das Administrações Regionais, Gastão Vosgerau; a assistente social Maria Liliana Cruz Senko (responsável pela seleção dos jovens); o diretor da Escola Estadual Eunice Borges da Rocha (onde estudam os 40 participantes), Francisco de Paula Moreira Neto; além dos pais e parentes dos jovens e servidores de diversas secretarias municipais.

Oportunidade – Para a dona de casa Solange Aparecida Telegisnski Martin participar do curso será uma ótima oportunidade de crescimento pessoal para a filha Silvia e também para a sobrinha Luciana, ambas com 14 anos. “Acho muito importante para o futuro delas. A participação no curso vai estar abrindo o caminho para elas”, afirmou. Silvia confirmou as expectativas da mãe dizendo que mesmo para quem não quer seguir a carreira rural é uma ótima chance. “O que a gente aprender aqui vai levar para o futuro”, contou animada.

Histórico - A Secretaria Municipal de Promoção Social vem oportunizando diversos programas aos adolescentes de São José dos Pinhais, com ênfase na iniciação e formação profissional, como ação alternativa no combate à violência, criminalidade e ociosidade do adolescente, situações tão comuns na realidade atual.

O investimento no futuro trabalhador com oportunidades de emprego seguro, incentivo à continuidade dos estudos e cursos profissionalizantes de qualidade, tem apresentados resultados satisfatórios com perspectivas de crescimento.

Dentro deste enfoque, a Secretaria Municipal de Promoção Social reúne no Programa Aprendiz um conjunto diversificado de ações descentralizadas em diversas regiões de São José dos Pinhais, visando a iniciação e formação profissional de adolescentes com idade entre 14 e 18 anos. A Guarda Mirim, na gestão atual, se ramificou através de outros programas de aprendizagem: Agente Jovem no Ipê, o Jovem Empreendedor na Borda do Campo, os Adolescentes Atuantes no Afonso Pena, os Adolescentes em Ação na Borda do Campo, Costeira e Guatupê, e o Programa Jovem Agricultor Aprendiz na Malhada e na Contenda.

O Programa Jovem Agricultor Aprendiz tem como objetivo formar jovens mais conscientes no seu campo de trabalho, executando com qualidade as tarefas inerentes às atividades agropecuárias, percebendo a importância da Administração Rural, da Produção Agropastoril num contexto de economia mais competitiva e globalizada, reconhecendo as possibilidades profissionais que o meio rural oferece, identificando a importância do bem estar pessoal para uma melhor qualidade de vida e integração na sociedade e no meio rural.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais