Prefeitura lança projeto de implantação de bilhetes eletrônicos para ônibus
04-03-2008 19:30

O projeto deve ser encaminhado pela Prefeitura para aprovação na Câmara ainda nesta semana

Na tarde de segunda-feira (03), vereadores e representantes das empresas de ônibus que atuam no transporte público do município, estiveram reunidos no Salão de Atos da Prefeitura para debater o projeto de Lei de implantação de bilhetes eletrônicos para substituir o vale-transporte de papel.

Esta nova tecnologia, já está implantada em mais de 250 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.

Com o bilhete eletrônico, em forma de cartão, mediante a uma recarga (seja pela própria pessoa ou empresa que esteja concedendo este benefício) o passageiro ao simples passar desse cartão em um leitor digital instalado dentro do ônibus já está apto a seguir viagem.

Mesmo com esse novo sistema, a figura do cobrador não será dispensada, já que aqueles que optarem por não ter o cartão poderão comprar suas passagens normalmente como acontece atualmente, além destes terem a função fiscalizadora junto aqueles que irão possuir cartões com benefícios (cartão-estudante, idosos, portadores de necessidades especiais entre outros), evitando a fraude ou abuso do mesmo.

Outra grande vantagem do sistema é a segurança. Com o cartão, além de circular menos dinheiro dentro dos ônibus, os passageiros, mediante o furto ou roubo, tem a possibilidade de recuperar os créditos através do sistema de computador, mediante a aquisição de um novo cartão.

“Haverá mais segurança para as empresas também, que poderão realizar a compra do benefício para seus funcionários pela internet, dispensando a necessidade de deslocar um montante em dinheiro para a compra”, explicou o secretário de Urbanismo, Sergio Muniz.

Segundo o secretário, o funcionário inclusive poderá recarregar seus créditos dentro do próprio ônibus, mediante a compra eletrônica pela empresa.

“Este projeto de modernização é uma parceria entre a Prefeitura e as empresas de ônibus que aqui atuam para oferecer mais comodidade e segurança para aqueles que utilizam o transporte público em nosso município”, disse o prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer.

O projeto deve ser encaminhado pela Prefeitura para aprovação na Câmara ainda nesta semana. Participaram da reunião os vereadores Carlos de Castro, Ailton Fenemê, Joel Almeida, professor Walder e Tarcisio Kletemberg.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais