Prefeitura realiza II Jornada de DST/HIV/AIDS e Hepatites
16-10-2008 17:00

Profissionais de todo o Paraná e de outros seis estados estarão em São José dos Pinhais entre os dias 16 e 18 de outubro para participar da II Jornada sobre DST/HIV/AIDS e Hepatites – “Avanços e Perspectivas” onde irão discutir e realizar intercâmbio de conhecimento e experiências sobre avanços e descobertas dentro do universo destas doenças. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Saúde - programa DST/AIDS com apoio do Programa Estadual da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná e do Programa Nacional do Ministério da Saúde.
Serão três dias com intensa programação, aonde através de palestras, conferências e mesas redondas os profissionais de saúde poderão discutir os avanços no tratamento e prevenção destas doenças. O evento será realizado no hotel Bristol Dom Ricardo e reunirá 300 participantes e 19 palestrantes durante os três dias de realização.



Pioneirismo

No ano de 2006, quando a Prefeitura municipal realizou a I Jornada sobre DST/HIV/AIDS e Hepatites – “Avanços e Perspectivas”, São José dos Pinhais ficou nacionalmente conhecida como a cidade que realizou o primeiro evento desta importância no Sul do Brasil, tendo reunido especialistas e profissionais de saúde de todo país.

De acordo com João Rodrigues Neto, coordenador do Programa DST/AIDS em São José dos Pinhais, o município oferece um completo serviço ao cidadão que vai desde a orientação, diagnóstico e tratamento. “São José dos Pinhais tornou-se referência, pois hoje oferecemos assistência completa ao soropositivo e também trabalhamos com o Programa no modelo espanhol, o que é um diferencial”, disse João Rodrigues.

O coordenador ainda explicou que conter a AIDS é um desafio aos profissionais, já que há 20 anos se trabalha com informação de prevenção à doença. “Há 20 anos, o perfil de soropositivos era bem diferente do atual. Hoje a maior parte de soropositivos está na faixa etária entre 20 e 35 anos, é heterossexual e contraiu a doença através de relação sexual”, afirmou João Rodrigues, explicando que o Município fechou o ano de 2007 prestando atendimento a cerca de 400 soropositivos.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais