Prefeitura retoma programa Patrulha Mecanizada com novos implementos agrícolas
17-01-2014 19:29

A Prefeitura de São José dos Pinhais irá apresentar na próxima semana, aos moradores e produtores rurais do município, os 20 novos implementos agrícolas que foram recebidos no final do ano passado através de uma emenda parlamentar do prefeito Luiz Carlos Setim, enquanto ele ainda atuava como deputado federal.

Na sexta-feira (24), pulverizadores, colhedoras de forragens, enxadas rotativas, plantadeiras adubadeiras, rotoencanteirador, grades niveladoras, distribuidores de calcário e carretas hidráulicas basculantes, sairão do pátio da Secretaria de Viação e Obras Públicas, passarão pela Secretaria de Agricultura e ficarão expostas no estacionamento da Câmara Municipal para visitação da população.

Estes novos implementos são um complemento aos três tratores e outros implementos agrícolas que já integravam a Patrulha Mecanizada de São José dos Pinhais desde 2011.

Ao fim do dia, quando saírem do estacionamento da Câmara Municipal, os implementos seguirão para o pátio da Igreja São Pedro, na Colônia Marcelino, onde também ficarão expostos durante a Festa do Trigo.

A Patrulha Mecanizada

Para aqueles agricultores do município que não possuem máquinas agrícolas, a Prefeitura disponibiliza, através da secretaria municipal de Agricultura, diversos equipamentos, através do programa Patrulha Mecanizada.

Nos últimos anos, os serviços da Patrulha Mecanizada têm sido solicitados com frequência pelos produtores rurais. Como exemplo, em 2012 foram atendidos pela secretaria de Agricultura 485 pedidos de serviços, número ultrapassado em 2013, com o atendimento de 1.065 solicitações.

Com estes 20 novos implementos a patrulha conta agora com sete tratores, quatro grades niveladoras, seis grades aradoras, três pulverizadores, quatro subsoladores, dois arados, dois distribuidores de calcário e adubo, três enxadas rotativas, duas rotoencanteiradores, quatro carretas, dois batedores de cereais e três ensiladeiras.

Estas máquinas realizam serviços de preparo do solo, plantio, tombamento da terra, destocamento, aragem, colheita de forrageira para silagem e até a debulha mecânica de milho, num total estipulado de 20 horas por agricultor, com subsídio municipal de 100% no custo da hora/máquina, exceto o combustível utilizado.

Para a secretária de Agricultura, Daniella Setim, estas novas máquinas irão agilizar o atendimento e possibilitar que mais serviços sejam realizados pela Prefeitura em benefícios dos produtores. “No ano passado nós atendemos pedidos de produtores feitos em 2012, e até 2011, que não haviam sido realizados pela morosidade que a manutenção das máquinas antigas gerava. Agora, com a chegada destes implementos, nós podemos garantir que daremos mais agilidade e mais oferta de serviços aos nossos agricultores”.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais