Prefeitura utiliza nova tecnologia para retirar troncos sem danificar calçadas
06-03-2008 11:32

Acompanhado pelo secretário de Viação e Obras Públicas, Gian Celli, e pelo diretor de Controle Ambiental, Nilson Leandro de Sousa, o prefeito Leopoldo Meyer acompanha os trabalhos de remoção dos troncos na rua Margarida de Araújo Franco




A quebra de calçadas para a retirada de troncos de árvores é coisa do passado em São José dos Pinhais. A Prefeitura está utilizando, inicialmente na Rua Margarida de Araújo Franco, um novo processo de serragem que, além de impedir que haja nova brotação, permite a utilização de subprodutos para a produção de material de utilização nos jardins da cidade.

As obras, que no final de semana passado foram inspecionadas pelo prefeito Leopoldo Meyer, impressionam pela praticidade. A serragem dos troncos alcança 30 centímetros abaixo do nível do solo, sem necessidade de danificar calçadas ou atingir redes de esgoto, águas pluviais ou tubulação de água potável e energia elétrica. A economia compensa os gastos com a nova tecnologia.

A rápida retirada dos troncos, aliada à não ocorrência de prejuízos maiores, permite que a Prefeitura acelere a substituição de árvores antigas. “Muitas vezes as árvores que não fazem parte do plano paisagístico da cidade acabam se transformando em perigo à população”, diz o diretor de Controle Ambiental da Prefeitura, Nilson Leandro de Souza. Com isso, novas espécies vêm para embelezar ainda mais a cidade.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais