Primeira Audiência Pública reúne setores ligados à áreas da crianças e do adolescentes
14-09-2004 21:04


No começo do mês, dia primeiro de setembro, setores ligados à área da criança e adolescentes se reuniram na Audiência Pública, promovida pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, da Promotoria Pública e do Conselho Tutelar.
A audiência teve o objetivo de sensibilizar a população em geral e, principalmente, os candidatos ao cargo de prefeito de São José dos Pinhais, para a defesa dos direitos da criança e do adolescente e também, para a necessidade de assegurar que as ações direcionadas a essa parcela da população, estejam, em primeiro lugar, na escala de prioridades da sociedade e do próximo gestor municipal.
A mesa diretiva foi composta pelo prefeito municipal Luiz Carlos Setim, pela presidente interina do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Loçanvira das Graças Andriguetto, pela promotora da Vara da Família, Infância e Juventude e Registros Públicos, Clemen Silvia Gomes e pela coordenadora do Conselho Tutelar, Glassi Jovina Draprinchinski.
Durante a audiência, ocorreu a apresentação da rede de atendimento às crianças e adolescentes existente em todo município, sendo todas as conveniadas e subvencionadas pelo poder público municipal.
Na atual gestão, a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais firmou vários convênios para atender às situações da criança e do adolescente. São diversas instituições conveniadas com o município que atuam nesta área, trabalhando, de forma séria e competente, atendendo quase em 100% a demanda existente.
Existem também as instituições que atuam no contra turno escolar, como o Centro de Amparo ao Menor Nossa Senhora do Monte Claro e Patronato Santo Antonio, que, juntos, atendem 700 crianças e adolescentes. Outros programas em contra turno escolar, são os que a Secretaria da Promoção Social realiza como: PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, Construindo Cidadãos e Segundo Tempo atendendo mais de 900 menores de idade.
Para o abrigamento, a Prefeitura, através da Secretaria da Promoção Social, mantém o Abrigo Municipal de Passagem com uma média de 40 atendimentos mensais. Realiza ainda convênios com instituições, para abrigamento de menores de idade em situação de risco ou para tratamento a usuários de drogas, como: Associação Beneditina da Providência, Desafio Jovem- Vidas para Cristo, Fundação Profeta Elias - Chácara Três Pinheiros, APMI- Associação de Proteção à Maternidade e à Infância, Associação Padre João Cecconello, Fazenda da Esperança, Pequeno Cotolengo do Paraná, Patronato Santo Antonio, Associação Casa Lar, Lar Pequeno Aconchego.
Na Audiência Pública, todas estas instituições estiveram representadas. Na pauta dos trabalhos, foram feitas avaliações do cumprimento do Pacto Social, assinado na III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente em 2003, nos quais os resultados foram excelentes, pois 90% das propostas foram realizadas e as 10% restantes foram solucionadas de forma alternativa, cumprindo o objetivo proposto.
Uma das abordagens mais importantes, foi a construção do Centro de Atendimento Multidisciplinar a Portadores de Deficiência, projeto apresentado pelo prefeito Luiz Carlos Setim para ser implantado na região do Guatupê.
Na oportunidade, os candidatos presentes, Leopoldo Meyer, Cássio Moletta, e Nedson Karam apresentaram suas propostas de governo para esta área e, ao final, assinaram um Termo de Compromisso, no qual o candidato eleito se compromete a cumprir as propostas apresentadas pelo CMDCA. As propostas foram levantadas junto as instituições e as Secretarias Municipais envolvidas com ações para crianças e adolescentes.







Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais